Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde faz mutirão educativo sobre o Aedes aegypti em três bairros de Londrina

Saúde faz mutirão educativo sobre o Aedes aegypti em três bairros de Londrina

sexta, 27 de janeiro de 2017

Ação visa orientar e conscientizar as comunidades do Jardim Paulista, Vila Yara e Jardim Santa Rita; também haverá atividades em Supermercados

Saúde faz mutirão educativo sobre o Aedes aegypti em três bairros de Londrina - LondrinaTur

Divulgação

Para reforçar a conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza neste sábado (28), das 8 às 14 horas, um mutirão educativo em três bairros de Londrina.

O mutirão ocorre no Jardim Paulista, na região norte, tendo como ponto de encontro a Praça da Rua Tietê, próxima à Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL). Na Vila Yara, região leste, a concentração será na Avenida Brasília, 5.650, em frente ao mercado Atacadão. E no Jardim Santa Rita, região oeste, o ponto será a Avenida Vicente Bocuti, 440.

Ao todo, 60 agentes de endemias vão desenvolver a atividade, sendo divididos em três equipes iguais para atender as localidades.

A educadora em Endemias da SMS, Lucimara Vasconcelos, informou que a ação consiste em um amplo trabalho de orientação junto aos moradores dos três bairros, que atualmente apresentam índices elevados de infestação do mosquito. Haverá a entrega de panfletos explicativos sobre as características do mosquito em residências e no comércio. Entre os itens contidos no material informativo estão o modo de prevenção e os sintomas das doenças que o vetor transmite, incluindo a dengue, a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela silvestre.

Também será entregue à comunidade um checklist para que os moradores possam realizar a manutenção de seus quintais, pelo menos duas vezes por semana, com os cuidados necessários e a forma correta de prevenção ao Aedes. “O objetivo é intensificar a divulgação que vem sendo feita para que a população nos ajude a manter o baixo índice de proliferação do mosquito em Londrina. No mutirão, ainda serão entregues sacos de lixo comum para que as pessoas retirem de seus quintais quaisquer objetos que possam ser criadouros do Aedes, descartando-os de maneira adequada”, disse Lucimara.

Supermercados

Na próxima terça-feira (31), haverá outras ações educativas no combate ao Aedes aegypti sendo realizadas em quatro supermercados de Londrina. Das 8h30 às 14 horas, os agentes de endemias vão dar orientações às pessoas e entregar panfletos nas unidades do Super Muffato da Av. Tiradentes, 2.200, e da Av. Saul Elkind, 2.177.

A ação irá ocorrer, no mesmo horário, nas lojas do Supermercado Tonhão da Avenida Saul Elkind, 4.933, região norte, e da Avenida das Maritacas, 1.165, Jardim Indusville, região leste. Os agentes vão tirar dúvidas da população e apresentar informações sobre o ciclo de reprodução do Aedes aegypti.

Fonte: N.Com