Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Unidades Básicas de Saúde abrem neste sábado para campanha Outubro Rosa

Unidades Básicas de Saúde abrem neste sábado para campanha Outubro Rosa

terça, 15 de outubro de 2019

Dentro das ações da campanha Outubro Rosa, voltada aos cuidados de saúde da mulher, a Prefeitura de Londrina promove, neste sábado (19), o Dia D. Na ocasião, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas, das 8 às 17 horas, para atendimento de usuárias. Dentre os serviços que serão disponibilizados, haverá orientações de saúde na sala de espera, avaliação de mamas, solicitação de mamografias e ultrassonografias, coleta de exames preventivos para câncer de colo uterino, entre outros.

A coordenadora em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, citou que é preocupante o fato de ainda ocorrerem óbitos por câncer de mama ou colo de útero, por serem doenças de tratamento eficaz quando diagnosticados em fase inicial. “A campanha Outubro Rosa é voltada ao câncer de mama, mas também abordamos o câncer de colo uterino, ressaltando a importância da qualidade de vida, com hábitos saudáveis e a mudança de estilo de vida, ou seja, abrangemos outras ações também. Isso inclui uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos e manter os exames periódicos. Ao menos uma vez por ano, a mulher deve procurar as unidades de saúde para realizar exames, ou quando ela observar alguma alteração no corpo e até mesmo se tiver dúvidas”, detalhou.

Priscila alertou que as pacientes interessadas em obter avaliação e atendimento neste sábado (19) devem procurar a UBS mais próxima de sua residência, com antecedência, para realizar o agendamento. “As agendas foram abertas previamente, em sua maioria. E a mulher que não conseguir ser atendida neste sábado, será remanejada para outra data, pois as ações vão prosseguir no decorrer do mês, e as coletas de exames são ofertadas o ano inteiro. É um momento de reforço, mas o atendimento pode ser procurado em qualquer outra data, na UBS da sua região”, frisou.

Além dos serviços de coleta de exames, solicitações e avaliações, no Dia D também haverá vacinação contra HPV, para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. “Também serão ofertadas atividades nas salas de espera, com orientações sobre os grupos disponíveis nas UBSs, como os de atividade física, educação alimentar, fisioterapia, psicologia. É uma oportunidade de conhecer o que a UBS do seu bairro oferece, principalmente pela questão da prevenção. Nosso principal objetivo é conscientizar a mulher sobre a importância de se cuidar. A maioria das mulheres trabalha fora e em casa, cuida da família, e muitas vezes elas deixam de cuidar de si mesmas. E é por isso que ainda temos diagnósticos tardios”, comentou a coordenadora.

Campanha – O Outubro Rosa é uma campanha mundial com enfoque nas ações de prevenção, rastreio e diagnóstico precoce em relação ao câncer de mama e colo uterino. Isso porque, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil. Ele responde por cerca de 30% dos novos casos de câncer, a cada ano. E como evolui de forma lenta, na maioria das vezes, o câncer de mama é passível de detecção precoce e tratamento em tempo oportuno.

Já o câncer de colo uterino, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano, o vírus HPV. O vírus é transmitido pelo contato direto, sendo mais comum o contágio sexual, e as lesões provocadas pelos tipos oncogênicos do HPV podem evoluir para o câncer. Essas lesões ou alterações são detectadas facilmente no exame preventivo, conhecido também como Papanicolau, e curáveis em grande totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame, e a vacinação contra o HPV.

Segundo o Ministério da Saúde, os fatores de risco para o câncer de mama abrangem as mulheres com idade de 50 a 69 anos; ter histórico de câncer de mama em parente consanguíneo ou histórico de câncer de ovário; menstruação precoce, em idade menor que 12 anos, ou menopausa tardia, após 55 anos, dentre outros fatores. Em relação ao câncer de colo uterino, o Ministério preconiza como fatores de risco a faixa etária de 25 a 64 anos, histórico familiar, ter múltiplos parceiros sexuais, tabagismo, início precoce de atividade sexual, entre outros.

Números – De acordo com levantamento do Instituto Nacional de Câncer, em 2018 a estimativa foi de 59.700 novos casos de câncer de mama, e 16.370 de colo uterino. Em Londrina, no ano de 2018, foram registrados 69 óbitos provocados pelo câncer de mama, e 21 mortes devido ao câncer de colo uterino. Somente este ano, os óbitos por câncer de mama e de colo uterino foram 41 e 21, respectivamente.

Fonte: N.Com