Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde bucal em dia pode prevenir câncer de mama em mulheres

Saúde bucal em dia pode prevenir câncer de mama em mulheres

terça, 20 de outubro de 2020
Categoria

Foto: Pixabay

Pesquisa aponta que a periodontite também pode estar relacionada a distúrbios de infertilidade, complicações na gravidez e partos prematuros

A periodontite, doença bucal caracterizada por uma infecção grave na gengiva e ossos que sustentam os dentes, pode ser um potencial fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama. É o que indica uma meta-análise realizada por um grupo de especialistas com base em 11 estudos epidemiológicos e publicada na revista Frontiers in Oncology. Como diversos tumores podem ser formados a partir de processos inflamatórios, a pesquisa revela que a periodontite pode ser um fator de risco para o surgimento de câncer de mama em mulheres.

De acordo com o estudo, há uma prevalência de casos de doenças periodontais entre as mulheres em diversas etapas da vida, como puberdade, período menstrual, gravidez e menopausa. Isso acontece porque a constante variação de hormônios nas mulheres propicia o surgimento de inflamações. O estudo aponta uma relação entre a doença periodontal e o desenvolvimento de várias doenças, como distúrbios de infertilidade, complicações na gravidez, partos prematuros e, em alta incidência, o câncer de mama.

Nesse cenário, o tratamento efetivo da doença periodontal pode ser considerado uma medida efetiva de prevenção dos casos de câncer de mama no Brasil e no mundo. O dentista e gerente de novos produtos e práticas clínicas da Neodent, Sérgio Bernardes, explica que a doença periodontal tem sintomas pontuais e que devem ser tratados o quanto antes. “Mau hálito, inflamação na gengiva, sangramento durante a escovação dos dentes, dor e gengiva com a cor mais escura são alguns dos sinais e devem ser tratados com urgência”, afirma.

O estudo ainda aponta que as mulheres devem ter a saúde bucal e uma boa higienização como uma prioridade, já que uma eventual inflamação pode desencadear outras doenças graves. “Escovar bem os dentes, usar fio dental e ir ao dentista com periodicidade são as melhores atitudes para manter a saúde da boca e também do corpo”, diz Bernardes.

Sobre a Neodent
Fundada há mais de 25 anos, a Neodent é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão de implantes anualmente. A Neodent está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 60 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent® é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.
Fonte: Central Press