Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saúde bucal pode intervir no quadro de Covid-19 Saúde bucal pode intervir no quadro de Covid-19

Saúde bucal pode intervir no quadro de Covid-19

Monday, 24 de May de 2021
Categoria:

Professora do curso de odontologia da Unopar destaca a importância de manter a saúde bucal não só em tempos de pandemia

Canva Pro

O coronavírus vem fazendo milhares de vítimas todos os dias e muito se fala do agravamento da doença em casos de doenças pré-existentes como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos. Porém, problemas dentários como gengivite e periodontite também podem levar ao agravamento da Covid-19, como apontaram estudos realizados em diversos países, como Catar, Canadá e na Espanha, e publicados no Journal of Clinical Periodontology.

A coordenadora do curso de odontologia da Unopar, Mayara Martin Fernandes, destaca que para prevenir esses agravos como infecções pulmonares e cardíacas é imprescindível a correta higienização bucal e a troca periódica da escova dental. “Problemas dentários já existentes como gengivite, periodontite ou o hábito de fumar, por exemplo, podem ser fatores agravados pela Covid-19, principalmente se os pacientes se recuperaram de graves infecções”, diz a especialista. “A periodontite gera uma inflamação sistêmica que vai além da boca. Portanto, é essencial manter a saúde bucal sempre, e ainda mais em um cenário no qual vivemos hoje com a pandemia da Covid-19”, comenta a coordenadora.

De acordo com ela, estudos internacionais ainda apontam que esses problemas dentários em caso de Covid-19, além do agravamento da doença, em alguns casos podem levar à perda dentária, conforme já verificado em países como Estados Unidos, em diversas faixas etárias.

Atendimento odontológico gratuito

Muitas pessoas acabaram ficando com medo de frequentar o dentista na pandemia, porém é de extrema importância manter essa visita periódica ao especialista. Na clínica de odontologia da Unopar, que atende gratuitamente à população de Londrina e região, todos os protocolos sanitários para garantir a segurança dos pacientes, alunos, professores e outros servidores estão sendo seguidos.

Nos atendimentos odontológicos, os alunos, professores e profissionais usam os equipamentos de proteção, como: máscaras, gorros, óculos de proteção, jalecos descartáveis, protetor facial, luvas descartáveis e fazem higienização das mãos, limpeza e desinfecção da superfície do equipamento odontológico, esterilização dos materiais odontológicos, calçados fechados, aferem temperatura na entrada da clínica e adotam outras medidas de biossegurança.

A clínica da Unopar atende gratuitamente de segunda a sexta-feira, mediante agendamento prévio que pode ser feito pelo telefone (43) 3371-7767.

Sobre a Unopar

Fundada em 1972 e credenciada como universidade em 1997, a Unopar é referência em inovação e é reconhecida pela vanguarda acadêmica em seus cursos de graduação, extensão e pós-graduação lato e stricto sensu. 

Presente em Londrina, Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Paranaguá e Ponta Grossa, além de atuar com polos de educação a distância distribuídos por todos os estados brasileiros, a Unopar presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde, Escritórios e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unopar oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

Em 2011, a Unopar passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www2.unopar.br  

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Divulgação