Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Santuário de Schoenstatt completa 60 anos em Londrina

Santuário de Schoenstatt completa 60 anos em Londrina

sexta, 07 de maio de 2010
O Santuário de Schoenstatt, edificado junto ao Colégio Mãe de Deus, completa no dia 18 de maio 60 anos de fundação em Londrina. Originário na Alemanha, fundado pelo Padre José Kentenich, o Movimento Apostólico de Schoenstatt chegou ao Brasil na década de 30, trazido pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt. 
Desde o princípio, a atuação das Irmãs foi de fundamental importância para o desenvolvimento de Londrina, contribuindo consideravelmente para a evolução de setores como a educação e a saúde. Em 1936 foi fundada a primeira escola do município com o nome de Colégio Mãe de Deus. 
O primeiro hospital de Londrina também contou com a dedicação de integrantes do Movimento. Com o passar do tempo, o modesto hospitalzinho de madeira, criado em 1936 evoluiu para o complexo da Irmandade da Santa Casa de Londrina que hoje abriga os hospitais Santa Casa, Mater Dei, Infantil Sagrada Família em Londrina e o Hospital São Rafael em Rolândia, além do Centro de Educação  Mater Ter Admirabilis que oferece cursos técnicos em saúde, com ênfase para as técnicas de enfermagem,  podologia, radiologia e biodiagnóstico. 
Até hoje, cabe às irmãs do Movimento de Schoenstatt coordenar as atividades de enfermagem dos hospitais e oferecer apoio técnico aos serviços prestados pela Irmandade da Santa Casa de Londrina, além de dirigir o Centro de Educação Mater Ter Admirabilis com cerca de 400 alunos que participam de atendimentos gratuitos à comunidade em projetos desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde, em eventos sociais e na própria sede da instituição. 
O SANTUÁRIO 
Edificado junto ao Colégio Mãe de Deus, o Santuário de Schoenstatt em Londrina foi o segundo inaugurado no Brasil. O próprio Fundador do Movimento, o Padre José Kentenich, esteve em Londrina para abençoar a pedra fundamental do Santuário. A inauguração aconteceu dois anos depois, em 18 de maio de 1950, passando a ser aberto ao público para visitação, adoração e celebrações litúrgicas. Hoje, existem no Brasil 22 Santuários de Schoenstatt, localizados em oito Estados. 
O COLÉGIO 
Um grupo de doze Irmãs de Maria de Schoenstatt que foram enviadas, pelo próprio Fundador do Movimento para a missão no Brasil, se estabeleceu em Londrina no ano de 1936, construindo aqui a primeira casa das Irmãs de Maria em solo brasileiro. De maneira humilde, dedicaram-se a fundar a primeira escola de Londrina, a qual se transformou no atual Colégio Mãe de Deus. Durante sete décadas, com sua pedagogia própria, vem formando crianças e jovens em autênticas personalidades para a sociedade londrinense e da região. O colégio hoje conta com 600 alunos. Ele foi escolhido para sediar o Santuário e a construção contou com o auxílio dos próprios alunos, que na época contribuíram com materiais de construção.    
A REFORMA DO SANTUÁRIO 
Por estar localizado no interior do pátio do Colégio Mãe de Deus, o Santuário não tinha visibilidade externa. Por isso, o Movimento Apostólico de Schoenstatt quis comemorar os 60 anos com novo projeto arquitetônico que irá substituir parte do muro por uma espécie de vitrine, permitindo ao Santuário ser visto por quem passa pela Rua Goiás na altura do Colégio Mãe de Deus. A imagem da Mãe Peregrina de quase nove metros de altura fará parte do portal construído no local, que ainda terá ornamentação com jardins suspensos, uma via sacra e uma fachada identificando o Santuário de Schoenstatt. 
A COMEMORAÇÃO DO JUBILEU
Para celebrar o Jubileu de 60 anos da fundação do Santuário de Schoenstatt em Londrina, o Movimento Apostólico programou uma série de atividades marcadas para o dia 16 de maio. Membros da presidência nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil, Superior Regional dos Padres de Schoenstatt no Brasil, Pe. Vandemir Meister, Diretor do Movimento no Regional Paraná, Pe. Antônio Bracht e integrantes de outros estados como a Superiora Provincial das Irmãs de Maria de Schoenstatt, Irmã M. Ane Gonçalves, de São Paulo estarão presentes. Também é aguardada a presença do prefeito municipal Homero Barbosa Neto, de vereadores, autoridades locais, patrocinadores e parceiros para a celebração aberta ao público. Representando o Arcebispo Dom Orlando Brandes, teremos a presença do Monsenhor Bernardo Gaffá.