Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Santuário de Nossa Senhora Aparecida substitui procissão por carreata no Corpus Christi

segunda, 31 de maio de 2021
Categoria

Foto: Divulgação/Santuário de Nossa Senhora Aparecida

A tradicional procissão de Corpus Christi, realizada anualmente no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, vai dar lugar a uma carreata com a bênção do Santíssimo Sacramento. A mudança na programação é uma adaptação por conta das restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Apesar disso, haverá missa presencial, obedecendo a todos os critérios e limitações dos decretos, com transmissão virtual. A missa está programada para quinta-feira, 3 de junho, a partir das 9h, seguida da carreata.

“A festa de Corpus Christi é o grande momento de adoração e veneração pública do Santíssimo Sacramento. Mas, por conta da pandemia, não é prudente realizarmos uma procissão que gere aglomeração. Por isso, vamos substituir por uma carreata”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário. De acordo com ele, a equipe de liturgia preparou a missa para receber os fieis com todos os protocolos de saúde e sanitários e, em seguida, haverá a carreata com o Santíssimo, através da qual as pessoas poderão participar cada um em seu veículo, com sua família.

A festividade religiosa é antiga, remonta ao século XIII, e, atualmente, vem acompanhada da confecção de tapetes de serragem, areia, sal, entre outros produtos, por onde passa a procissão. Essa programação não será realizada, em cumprimento aos protocolos. “Como não poderá haver a procissão, vamos levar o Santíssimo em carreata”, ressalta Sandra Mantovani, coordenadora de Liturgia. No calendário litúrgico, Corpus Christi é realizado na quinta-feira seguinte à solenidade da Santíssima Trindade, quase duas semanas depois da festa de Pentecostes.

Fé e devoção

Celebrar Corpus Christi é uma forma de manter viva a chama da fé, de acordo com o padre Rodolfo. “As pessoas estão passando por momentos difíceis, com doenças e enfermidades na família, com a crise econômica provocada pelas restrições das atividades. Por isso, precisamos levar um pouco de alento através da Palavra de Deus. Claro, com todos os cuidados necessários. É aí que entram nossas transmissões online, pois, os fieis podem acompanhar as atividades de forma remota”, ressalta.

Sensível ao momento pandêmico e às dificuldades pelas quais o povo está passando, o Santuário está arrecadando doações de cobertores e roupas, que serão doados a pessoas e famílias necessitadas e em situação de vulnerabilidade. “É uma forma de expressar nossa caridade nesses tempos de pandemia e ajudar as pessoas que precisam”, diz o sacerdote. As doações podem ser levadas a qualquer momento na igreja e, também, no dia de Corpus Christi.

Serviço:

Corpus Christi: quinta-feira, 3 de junho, 9h, com atividades presenciais e online.

Transmissões: Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCyi0_fzm1I98Tn5dS5Whj_g) e Facebook (https://www.facebook.com/SantuarioLondrina)

Divulgação