
Boulevard Shopping terá 2º Encontro de Bateristas
Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até esta sexta-feira (14) Londrina, 11 de julho...
Chegou o dia de desmontar o tradicional presépio de Natal do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina. Desta vez, o presépio montado nas escadarias da igreja ganhou plantas, decoração natalina e até um pequeno lago com peixes ornamentais.
Assim, transformou-se num local de oração e de visitação de quem passava pelo Santuário, considerado parte do Roteiro do Turismo Religioso do Paraná. A desmontagem tem início no após a festa do Batismo do Senhor, que será no fim de semana, seguindo a tradição de ser após o dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
“O Dia de Reis representa o encontro dos reis magos com o Menino Jesus, nascido na manjedoura. Por isso, desmontamos o presépio após a data que marca esse encontro, a chegada dos reis magos ao destino deles”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. De acordo com ele, a data também encerra os festejos natalinos litúrgicos, daí a recomendação e a tradição da desmontagem do presépio e das decorações natalinas.
No fim de semana dos dias 7 e 8, a Igreja Católica celebra a Epifania do Senhor, considerada o primeiro domingo do Tempo Comum. Dentro dessa festividade está a celebração do Batismo do Senhor. “Vamos aproveitar esse momento litúrgico simbólico para desmontar nosso presépio e nossa decoração natalina, que foram visitados por muitos fieis e por turistas que passaram pelo Santuário ao longo do mês de dezembro”, afirma o pároco. Além do presépio e da decoração natalina, o Santuário recebeu a instalação de uma árvore iluminada em formato de Nossa Senhora Aparecida, instalada pela prefeitura, na praça em frente.
Assim, o Santuário já se tornou ponto de visitação religiosa e turística e surpreende a cada ano na decoração. Em 2021, o local foi premiado com o segundo lugar no concurso Brilha Londrina, realizado por entidades e pela prefeitura. Em 2022, foi a vez de instalar painéis solares, que geraram uma energia totalmente limpa e renovável para a decoração. “Como igreja, queremos estar sempre abertos para acolher as pessoas que vêm até aqui e, dessa maneira, buscamos inovar para ser o local do encontro das pessoas.”
Fonte: Divulgação