Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sanepar anuncia melhorias no Sistema de Abastecimento de Água

Sanepar anuncia melhorias no Sistema de Abastecimento de Água

segunda, 13 de julho de 2020

Companhia está investindo cerca de R$ 14 milhões para executar a troca de mais de 80 quilômetros da rede de ferro por PEAD, na região central

Foto: Vivian Honorato

Na manhã desta segunda-feira (13), representantes da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se reuniram com o prefeito Marcelo Belinati, em seu gabinete, para anunciar formalmente a execução de um projeto que proporcionará melhorias operacionais no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Londrina.

A Sanepar está investindo cerca de R$ 14 milhões para executar a troca de mais de 80 quilômetros da rede de ferro por PEAD (polietileno de alta densidade), com aplicação de tecnologia no sistema de distribuição de água.

O obra pegará grande parte do centro de Londrina, iniciando pela Vila Casoni e suas proximidades. Posteriormente, serão executadas as tubulações do Centro, próximo ao Colégio Estadual Marcelino Champagnat, bairro Jacomo Violin, Vila Ziober, Vila Brasil, Jardim das Américas e Jardim Lago Parque. A estimativa da Sanepar é que a obra seja concluída entre 24 e 28 meses.

Foto: Vivian Honorato

O gerente-geral da região nordeste da Sanepar, Rafael Malaguido, disse que a troca da rede de ferro antiga por uma rede nova vai proporcionar garantia de abastecimento para o centro da cidade e maior eficiência no sistema de distribuição de água. “Hoje, essa rede antiga nos causa pequenos vazamentos. Com essa troca, também vamos diminuir o volume de intervenções nos asfaltos, o volume de paradas no sistema, trazendo garantias maiores para a comunidade, às empresas e indústrias instaladas no centro e para todo o sistema de distribuição”, apontou.

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que a obra é importante para a cidade, pois irá reduzir as perdas geradas pelas tubulações antigas e maior qualidade para a água. Segundo ele, com isso, diminuirá também a necessidade de ficar quebrando as calçadas e asfalto constantemente, causando transtornos. “Serão trocadas as tubulações de ferro, de mais de 30 anos, por tubulações modernas, que possuem todas as características necessárias para preservar a qualidade de água que será servida à população. Agradeço ao governo do Estado e Sanepar, por essa importante obra para a cidade de Londrina”, enfatizou.

Entre os presentes na reunião estivaram o gerente da Sanepar, de Londrina, Fábio de Souza Benedito, representantes da FIENG Construtora, empresa que executará as obras, os secretários municipais de Obras e Pavimentação, João Verçosa, e do Ambiente, José Roberto Behrend, e também o chefe de Gabinete, Tadeu Felismino.

Fonte: N.Com