Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
?Samba no Colégio? homenageia centenário de Noel Rosa no SESC ?Samba no Colégio? homenageia centenário de Noel Rosa no SESC

?Samba no Colégio? homenageia centenário de Noel Rosa no SESC

Wednesday, 15 de September de 2010
Categoria:

A comemoração do centenário de nascimento do compositor Noel Rosa ganha destaque na Semana Literária do SESC Londrina, com a apresentação do espetáculo Samba no Colégio pelo grupo musical Entretantas. O espetáculo, que tem um tempero didático, acontece nesta quinta-feira (16), às 19h30, na Rua Fernando de Noronha.

O grupo canta músicas do repertório do poeta da Vila, entremeadas de comentários sobre a vida e a obra de Noel Rosa, para informar e formar novos amantes do samba. 

Samba no Colégio faz parte do projeto Menestréis de Noel, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura ? Promic, que homenageia Noel Rosa, ícone da música brasileira, cuja criação influencia continuamente o samba e o cenário poético-musical.

Outras apresentações estão previstas para acontecer na Concha Acústica e no Colégio Vicente Rijo. O nome do espetáculo é uma brincadeira que contradiz o próprio Noel Rosa em sua letra que diz: ?ninguém aprende samba no colégio?. 

O grupo Entretantas é formado por Bete Frigeri (violão, cavaquinho, voz), Márcia Nester (voz), Maria Irene (voz), Mauren Picelli (percussão e voz), Regina Reis (violão, percussão e voz) e Sílvia Borba (voz). Nesse espetáculo elas interpretam sambas como ?Com que roupa?, ?Conversa de botequim?, ?Provei?, ?Feitio de Oração? e ?Pastorinhas?.

Além da apresentação didática do grupo Entretantas, o Projeto está reunindo sambistas, músicos, escritores, artistas de diversas linguagens e o público amante do samba em um laboratório criativo, gerando um espetáculo cênico-musical que será apresentado em encontros chamados Feitiço na Vila, nos meses de novembro e dezembro, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis. 

O nome ?Menestréis? lembra poetas medievais de origem popular, que eram trovadores e cantores ambulantes de alaúdes e pandeiros. Atualmente se usa ?menestrel? em referência a quem canta, lembrando e homenageando. No Projeto, os menestréis são artistas de Londrina que estão se debruçando sobre a obra do compositor brasileiro, inspirando-se nela.

A proposta é que a produção cultural possa ser educativa dos participantes do ato artístico. Foi feita para compartilhar e ampliar conhecimentos de criadores e formar um público interessado no engrandecimento da criação. A coordenação é da pesquisadora das ciências da linguagem e da cultura do samba, Juliana Barbosa, também apresentadora do programa Estação Samba, na Rádio UEL. 
 
Fonte: AlmA Brasil

Mais detalhes:

Samba no Colégio na Semana Literária Data: 16 de setembro de 2010 Horario: 19h30 Local: Sesc - Rua Fernando de Noronha, 264 Contato: 3378-7800