Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Saiba como regularizar seu carro antes de vendê-lo

Saiba como regularizar seu carro antes de vendê-lo

Tuesday, 22 de January de 2019
Categoria:

O Código de Trânsito Brasileiro impede a troca de proprietário do veículo se as dívidas não estiverem quitadas

A compra de um carro pode significar a realização de um sonho para um cidadão e é capaz de simbolizar um momento em que a vida melhorou. Só que a realidade é mais complexa, a propaganda nunca vai lembrar o consumidor dos gastos com combustível, impostos e manutenção. São muitos os brasileiros que sofrem com débitos de veículos, mas existem algumas possibilidades para limpar seu nome.

Saiba como regularizar seu carro antes de vendê-lo

Foto: Divulgação

Muitas vezes as pessoas são pegas de surpresa, pois veem a venda do carro como uma forma de lidar com as dívidas, mas o veículo precisa ter todas as suas pendências quitadas antes de mudar de proprietário. Isso quer dizer que o automóvel não pode ter dívida alguma, levando em conta diversas despesas em potencial, como Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), licenciamento, restrições administrativas, multas e financiamento. O site do Detran apresenta todas essas informações se fornecida a placa do carro.

Tal resolução é determinada pelo artigo de número 124 do Código de Trânsito Brasileiro, em que, entre outras demandas, estabelece a necessidade do Certificado de Registro de Veículo (CRV) para qualquer veículo que se pretenda vender. No entanto, o CRV só pode ser emitido após apresentação de uma série de documentos — entre eles, deve haver um que comprove a quitação das dívidas.

Uma das resoluções possíveis é a realização de um planejamento financeiro que permita o pagamento da despesa. Outra opção é incluir os custos pendentes no contrato de venda do veículo — é importante muita atenção para que nada fique de fora da conta. A princípio, a regularização é tarefa de quem vende o veículo; o comprador transfere o dinheiro para o vendedor, que paga a dívida. Esse pagamento é crucial para a impressão do CRV, como foi citado no parágrafo acima.

Outra opção para acabar com as pendências é a chamada transferência de responsabilidade. Tal situação só é permitida em programas de financiamento de alguns bancos, que deve ser solicitada pelo vendedor e pelo comprador e ainda passará por uma análise de crédito. As dívidas naturalmente assustam as pessoas, mas elas podem ser quitadas com planejamento e calma.

Fonte: Divulgação