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Roupas sem gênero são tendência na moda infantil Roupas sem gênero são tendência na moda infantil Roupas sem gênero são tendência na moda infantil

Roupas sem gênero são tendência na moda infantil

Friday, 16 de November de 2018
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Objetivo das peças é desconstruir estereótipos e pode ser utilizada por todas as crianças

A diversidade de gênero e a inclusão são um assunto presente no ambiente corporativo, nas discussões cotidianas e também no mundo da moda. O movimento das roupas sem gênero, ou genderless, é proveniente de uma série de padrões estabelecidos pela cultura e pela sociedade sobre o modo como os homens e as mulheres devem se vestir. Se você começar a analisar, perceberá que as cores, por exemplo, atualmente, são distintas para cada gênero. O rosa para as mulheres e o azul para os homens.

O mesmo se aplica no caso das crianças, com roupas e brinquedos ditos masculinos ou femininos. Se uma menina é vista com tênis de skatista e camisetas de banda de rock, ao invés de roupas com estampas delicadas, isso automaticamente causa estranheza em boa parte da sociedade. Até mesmo crocs, calça jeans e moletons, peças teoricamente utilizadas por ambos os gêneros, são mais associadas a um contexto masculino.

Roupas sem gênero são tendência na moda infantil

Foto: Divulgação

As marcas que apostam nesse mercado também passaram a produzir roupas para o mundo infantil. Como já foi dito, o objetivo principal é criar peças neutras e que não incentivem o uso de cores predeterminadas para meninos e meninas. Não se trata de uma imposição, como muitos podem pensar. As roupas rosas e azuis continuarão existindo. O principal mote do movimento é deixar a criança decidir o que ela quer usar, sem que isso seja imposto para ela.

Os tons coloridos e as roupas mais soltas são a marca das vestimentas produzidas pelas marcas infantis sem gênero. Elas pretendem mostrar que os padrões estéticos não ditam como as meninas e os meninos devem agir. O que deve guiar a escolha de uma roupa é o seu desejo pela peça. Para incentivar o uso das roupas sem gênero, são produzidas peças com estampas de personagens famosas do mundo infantil. Os produtos são feitos para bebês e crianças.

Surgimento da roupa sem gênero

O conceito não é propriamente novo. Alguns povos da antiguidade clássica e do Oriente Médio já tinham roupas para homens e mulheres. Naquele período, saias e vestidos poderiam ser utilizados pelos dois gêneros. Até mesmo no mundo da moda essa tendência já tinha sido experimentada. Na década de 1920, a popular estilista Coco Chanel se aventurou na criação de roupas para mulheres a partir de peças masculinas.

A diferença desses momentos é o contexto social. Agora, o objetivo principal é se livrar dos preconceitos e do binarismo de gênero. Desde 2015, as passarelas estão inundadas de roupas que podem ser utilizadas, basicamente, por quem quiser. Artistas e modelos ao redor de todo o mundo passaram a encampar essa ideia, como é o caso de Jaden Smith, que estreou um comercial feminino da grife Louis Vuitton.

Fonte: Divulgação