Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Rotary e Sema realizam coleta de materiais recicláveis neste sábado (21)

segunda, 16 de agosto de 2021

População poderá ajudar o meio ambiente descartando corretamente diversos materiais; intenção é evitar que eletrônicos, óleo usado, roupas e calçados velho sejam jogados na natureza

A Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) e o Rotary Club de Londrina Sul vão realizar mais uma coleta de materiais recicláveis. A ação “Rotary Coleta” acontecerá neste sábado (21), das 9h às 16h, no estacionamento do Parque Municipal Arthur Thomas, que fica na Rua da Natureza, 155, no Jardim Piza. Assim como nas versões anteriores, esta acontecerá em formato de drive-thru, para que ninguém precise descer do carro ao entregar os itens.

O objetivo é oportunizar a entrega de materiais que podem ter o descarte correto, evitando que eles venham a parar em fundos de vale, quintais, calçadas ou em terrenos baldios. Isso porque, quando descartados de maneira incorreta, eles poluem o meio ambiente, ajudam a proliferar doenças como a dengue, zika e chikungunya, e animais peçonhentos, como cobras, aranhas e escorpiões.

A população poderá entregar eletrodomésticos e eletrônicos em geral, como aparelhos de televisão, geladeira, micro-ondas e máquina de lavar, assim como celulares, pilhas, baterias de celular, chapas de raio x, óleo de cozinha usado, roupas, tecidos e calçados.

Todos os materiais serão selecionados e, quando em bom estado, serão destinados aos projetos sociais. Um deles ensina técnicas de artesanato e costura durante o curso profissionalizante no Conjunto Aquiles Stenghel e o outro visa a promoção de bazares, por parte do Rotary, a fim de arrecadar fundos às demais ações sociais da entidade sem fins lucrativos. Já os materiais eletrônicos vão ao conserto e, quando isso não é possível, é feita a reciclagem.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Pissinati, em todas as campanhas de recebimento de resíduos realizadas em Londrina, incluindo as iniciativas de outras entidades, a população tem participado ativamente. “As pessoas têm se mostrado cada vez mais sensibilizadas com a destinação adequada dos resíduos. As campanhas ajudam a evitar que muitos materiais sejam encaminhados para disposições irregulares e para outras formas, que podem tanto custar mais caro para o meio ambiente e para os serviços de limpeza pública, quanto impactar negativamente a saúde pública”, elucidou a gerente.

Na última ação de coleta de recicláveis, realizada no dia 1º de agosto, o Município coletou 52 litros de óleo usado, 16 quilos de chapas de raio-x antigas, 22 quilos de pilhas e 1,5 tonelada de resíduos eletrônicos. A ação é uma parceria da Prefeitura de Londrina com o Rotary Londrina Sul, por meio do projeto Rotary Coleta.

Fonte: N.Com