Confira três restaurantes com comidas quentinhas em Londrina
Fonte: Gabriela Fernandes Neste friozinho de outono, nada melhor do que comer uma comida quentinha e...
Rendimento: Receita para 4 porções individuais
Ingredientes:
Para o Risoto:
Para o Ragú de Cracóvia (preparar antes):
Modo de Preparo:
Ragu
Aqueça o azeite, frite levemente o alho e misture a cracóvia. Refogue por um minuto. Acrescente a cebola, mexa bem e deixe até murchar. Adicione os vinhos branco e tinto e reduza à metade. Junte o tomates e o caldo. Deixe cozinhar até os tomates se desmancharem e o cozido se transformar num molho encorpado. O tomilho deve ser colocado apenas nos minutos finais do cozimento. Renderá em torno de 4 conchas.
Risoto
Derreta metade da manteiga e refogue a cebola até murchar. Adicione o arroz e frite por 3 minutos sempre mexendo. Coloque o vinho e deixe reduzir. Inicie a adição do caldo, concha a concha, esperando que evapore a maior parte para depois colocar a outra, sempre mexendo. Na terceira concha, acrescente o ragú. Continue adicionando caldo e cozinhando, sempre mexendo, até que o arroz atinja o ponto ideal de cozimento (al dente) e o risoto apresente aparência cremosa. Acrescente as folhas de couve rasgadas e misture bem ao arroz. Desligue o fogo, coloque a outra metade da manteiga, o parmesão ralado e misture bem.
Monte os pratos individualmente decorando com ramos de manjericão ou alecrim, folhas de uva por baixo do risoto, pimentas vermelhas e o que mais a sua criatividade permitir.
Acompanhe com um vinho tinto encorpado, preferencialmente um bom cabernet sauvignon.
CRACÓVIA
Cracóvia é um saboroso embutido, de baixo teor de gordura, preparado com pura carne de pernil suíno. No Brasil, a produção da autêntica cracóvia se dá na cidade de Prudentópolis – PR, pelas mãos da maior colônia de imigrantes ucranianos do país e seus descendentes. Portanto, a iguaria, de origem estrangeira, no Brasil teve sua regionalização no estado do Paraná.
Atendendo aos princípios do Festival Brasil Sabor, o Brasiliano apresenta um prato criado especialmente para o evento, onde mais uma vez se tem uma mistura de sabores que dá o tom mestiço da nossa gastronomia e do nosso povo: uma iguaria italiana, o risoto (especialidade da casa), levando como ingredientes a cracóvia de origem ucraniana, mas que no Brasil fora regionalizada no Paraná, e a couve, ingrediente sempre presente na mesa do brasileiro.
Criação do prato e montagem: Marcelo Camargo / Brasiliano Bar & Cozinha