Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Reflexões para uma carreira mais consistente

segunda, 29 de junho de 2015
Categoria: noticia

Desde que me entendo por gente grande, cultivo o hábito de fazer reflexões diárias e com bastante disposição para encontrar respostas sobre minhas atitudes e seus impactos nos outros. Percebo que tal exercício funciona como um mapa de orientação, com “sensores” que facilitam as decisões.  Por isso, de forma dinâmica, acabei estendendo essas práticas também para a minha vida profissional.

Contudo observo que as pessoas não costumam dar atenção a essas reflexões em suas carreiras, optando por focar a realização; o poder; o crescimento e o status. Não há pecado algum em almejar tudo isso, entretanto, o desenvolvimento da carreira implica em uma grande capacidade de entrega, e a maioria dos profissionais sequer percebe que a escalada para o tão almejado sucesso, depende do desenvolvimento de determinadas competências que farão parte da trilha de uma carreira bem-sucedida.

Como realizar uma entrega de qualidade?

Seguem dicas, que se bem praticadas, servirão de ponte para uma boa performance:

– Desenvolva o hábito de refletir o valor e o propósito das tarefas realizadas;

– Busque coragem para expor suas opiniões e checar a sua validade, não pressupondo que seu ponto de vista esteja acessível a todos;

– Assuma o seu lócus de controle interno, refletindo sobre a sua parcela deresponsabilidade no evento, perguntando-se: “O que eu fiz ou deixei de fazer para ter esse resultado”? O que posso fazer diferente para impactar positivamente na situação?

– Expresse como gostaria que o seu gestor imediato te apoiasse na resolução de determinado problema, reconhecendo que ambos estão interligados por uma missão conjunta;

– Tenha disposição em praticar o exercício do desapego, revendo crenças limitantes que o impedem de avançar nos desafios propostos pelo trabalho e carreira;

– Desenvolva a capacidade de analisar os problemas, examinando os prós e contras da sua forma de pensar e/ou agir, antes de tomar decisões maturadas.

Considerando essas possibilidades, reflita se o seu trabalho atual lhe permite desafios e desenvolvimento. Você tem motivos para se engajar e buscar o seu melhor? Nesse sentido, o Coaching  profissional oferece o apoio necessário ao desenvolvimento de competências comportamentais, que habitualmente travam o avanço  na carreira. Pois, ajuda o coachee (cliente), a aprender novos comportamentos que o ajudarão, a sair daquela velha sensação de estagnação, “ao fazer mais do mesmo”, e dessa forma encontrar seu foco na busca de soluções e atitudes mais assertivas.


MC Consalter – Psicóloga Organizacional e Coach
Certificada em coaching pelo ICI (2013) 

Acesse para saber mais:
http://mcconsalter.wordpress.com/