Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Quinta-feira repleta de atividades do Festival de Circo

Quinta-feira repleta de atividades do Festival de Circo

quinta, 13 de dezembro de 2018

14° Festival de Circo de Londrina traz show de mágicas, números de malabarismo, palestra e oficinas

Nesta quinta-feira (13), o Festival de Circo de Londrina oferece uma grade cheia de atividades artísticas e didáticas gratuitas. A Escola Municipal Professora Aracy Soares dos Santos, localizada no Distrito de Irerê, recebe espetáculos que impressionam pela habilidade dos elencos na execução de malabarismos, acrobacias, números de palhaços e mágicas: às 15 horas, o Núcleo Circo da Fronteira, de Foz do Iguaçu (PR), mostrar “Maestro e a Luz da Lua”, peça acompanhada por uma divertida banda de guitarra e percussões.

Já na região central de Londrina, o público pode acompanhar, às 16 horas, a palestra sobre “Direção cênica para espetáculos de circo” ministrada pelo ator e diretor Rodrigo Matheus (São Paulo – SP), integrante do Circo Mínimo, que encenou “Quixote” na abertura do Festival. Com carreira internacional, formado em Artes Circenses pelo Circo Escola Picadeiro de São Paulo e Fool Time Circus Arts da Inglaterra, Matheus trabalha desde a década de 1980 as relações desta arte com o teatro. A palestra será na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 110). Na sequência, às 18 horas, na Concha Acústica (bem em frente à Secretaria), o Coletivo Quimera, ligado ao Centro Educacional Irmãos Acácio, de Londrina, apresenta “Estátuas vivas”, montagem que explora dança, formações em conjunto e pirâmide humana.

Quinta-feira repleta de atividades do Festival de Circo

Foto: Fabiana Meazza

Fechando a noite, o Festival de Circo traz pela primeira vez em sua história um espetáculo inteiramente de magia. Trata-se do “Show de Mágica e Humor”, do Mágico Arcanjo, de Maringá (PR). A apresentação acontece às 20h30 na Escola de Circo de Londrina, localizada na Av. Saul Elkind, 790, Conjunto Maria Cecília (Região Norte). Com seriedade na condução de uma dramaturgia própria, Arcanjo promete surpreender o público com um roteiro que inclui números tradicionais, truques de adivinhação, efeitos com fogo, dentre outros.

Oficinas – Àqueles que querem se iniciar ou aprofundar conhecimentos na arte circense, a 14ª edição do Festival também propõe uma série de oficinas nesta quinta (13). No período da manhã, entre 9 horas e meio-dia, o palhaço uruguaio Gonzalo Pieri ministra um curso de “Clown” no Centro Educacional Irmãos Acácio (Rua Abílio Justiniano de Queirós, 350, Conjunto João Paz). No mesmo horário, na Escola de Circo, oficina de “Força capilar” com Alisson Almeida (Rio de Janeiro-RJ) e “Cordas e malabares” com o Núcleo Circo da Fronteira. À tarde, entre 14 e 16 horas, a Escola de Circo é o palco para os ensinamentos da Trupe Fundacam (Campo Mourão-PR), sobre “Acrobacias de solo”, e da uruguaia Virginia Caputi, sobre “Trapézio fixo”. Inscrições podem ser feitas na hora, presencialmente, ou pelo e-mail [email protected].

O Festival de Circo de Londrina segue até domingo, dia 16. Informações sobre a programação podem ser obtidas no Facebook “Festival de Circo de Londrina” ou pelos fones (43) 99115-6194 ou 99161-0170. O evento é realizado pela ALC – Associação Londrinense de Circo e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio do Promic – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. O apoio é do Cirque du Monde (Social Circus Program of Cirque du Soleil).

Fonte: Divulgação