Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto “Um Canto em Cada Canto” faz série de concertos de encerramento do ano

Projeto “Um Canto em Cada Canto” faz série de concertos de encerramento do ano

terça, 21 de novembro de 2023
Categoria

As apresentações começam nesta quarta-feira (22) às 20h, no Teatro Marista, com novas edições nos dias 23 e 29 deste mês; a entrada é gratuita

A partir desta quarta-feira (22), o projeto “Um Canto em Cada Canto” começa a série de concertos de encerramento das atividades de 2023. A apresentação, intitulada “Por Todos os Cantos”, começa às 20h no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240), com participação de alunos das Escolas Municipais Dalva Fahl Boaventura, Geni Ferreira, Hikoma Udihara, Miguel Bespalhok, San Izidro, e da Vila Brasil. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Já na quinta-feira (23), haverá mais uma edição, também às 20h e no Teatro Marista, quando se apresentam os estudantes das Escolas Municipais Elias Kauam, Tereza Canhadas Bertan, David Dequech, José Garcia Vilar, Vilma Rodrigues Romero e Leonor Maestri de Held. O último concerto vai ser na próxima quinta-feira, 29 de novembro, às 20h no Espaço Esperança da Primeira Igreja Presbiteriana Independente (Avenida Celso Garcia Cid, 747). Desta vez, estarão presentes alunos das Escolas Municipais Hélvio Esteves, Zumbi dos Palmares, José Gasparini, Irene Aparecida da Silva, Reverendo Odilon Gonçalves Nocetti, Maria Carmelita Vilela Magalhães e Machado de Assis.

A cada concerto participam, aproximadamente, 300 alunos, apresentando dez músicas folclóricas de diversos países, como Argentina e Estados Unidos, acompanhadas de percussão e piano. O repertório inclui as canções: Numerologia, São João, Tshotsholoza, Nesta Rua, Whisper, Hine Mah Tove, Arroz com Leche, Pot-Pourri: Luiz Gonzaga e Canção Dó Ré Mi.

Os ensaios das crianças ocorrem semanalmente, nas escolas que participam do projeto de Canto Coral, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Nos encontros, os alunos recebem orientação dos professores com formação específica na área de música, e passam a se envolver nos processos de criação e de execução musical.

A coordenadora do Um Canto em Cada Canto, Oleide Lelis explicou que é através da performance que o projeto consegue desenvolver a autoestima das crianças. “Nós trabalhamos a cada aula, fazendo musicalização através da voz e que culmina com esses grandes concertos, em que a criança pode apresentar o que ela produziu. Então, para as crianças e para nós, mas principalmente para as crianças, é o momento de glória deles, em que vão poder mostrar o que são capazes de fazer. E isso é muito importante para o desenvolvimento integral desses alunos”, disse.

A responsável pelo setor de Projetos da SME, Carla Cordeiro, disse que o projeto “Um Canto em Cada Canto” já faz parte da rotina da Secretaria Municipal de Educação há 22 anos, e que sensibiliza e emociona a todos que assistem a apresentação de final de ano. “E este ano o repertório das músicas está bem diverso. É um projeto de excelência onde os alunos aprendem muito mais que somente a música, é um projeto que tem um olhar na formação integral da criança”, falou.

O Um Canto em Cada Canto, que possui convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SME), é realizado desde 2002. Atualmente, envolve 20 escolas da rede municipal de ensino de Londrina e já atendeu, aproximadamente, 12.000 mil crianças de todas as regiões da cidade.

Fonte: N.Com