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Projeto Samuzinho: educando para a transformação do serviço de emergência

Projeto Samuzinho: educando para a transformação do serviço de emergência

segunda, 16 de novembro de 2015
Categoria

Iniciativa do SAMU
Londrina junto aos alunos de Enfermagem combate trotes e ensina quando se deve
ligar para o 192

 Só quem já precisou
de socorro numa emergência sabe o drama de ligar para o SAMU 192 e ouvir o
sinal de ocupado. Infelizmente, muitas vezes isso acontece por causa de uma
ligação indevida. Depois de constatar que 10% das ligações recebidas pelo SAMU
(Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) eram indevidas, e muitas eram feitas
por crianças em idade escolar, o Núcleo de Educação e Urgência do SAMU fez uma
parceria com várias instituições de ensino superior de Londrina para criar o
Projeto Samuzinho, que tem a participação de mais de 30 graduandos e residentes
de cursos de Enfermagem.

O professor Cleiton José Santana, que também trabalha no
SAMU e atualmente integra o grupo de docentes do curso de Enfermagem da
Faculdade Pitágoras Londrina, conta que a iniciativa trabalha com crianças da
Educação Infantil (5 a 12 anos), ensinando a importância do serviço de
emergência: “Nós não usamos a palavra ‘trote’ mas explicamos em quais situações
o SAMU deve ser chamado, a importância do serviço e de manter as linhas telefônicas
livres”, informa.

Diante de um público tão jovem e um assunto tão sério, os
integrantes do Projeto resolveram tratar o tema de forma lúdica. Assim, criaram
uma História em Quadrinhos. “Nosso personagem principal é uma menina que está
visitando a avó. Quando a avó vai fazer um bolo, ela escorrega na cozinha e
sofre uma queda. A garotinha tenta ligar para o SAMU mas o telefone só dá
ocupado. é que havia um palhaço ocupando a linha naquele momento”, narra o
professor Cleiton. A história é apresentada com ajuda de ilustrações e as
crianças participam dando nome aos protagonistas. “Através da história nós
mostramos a angústia da menininha, que precisa de ajuda para socorrer a avó, e
a importância de ligar para o SAMU em situações como essa”, indica Cleiton.
Para encerrar, as crianças são dividas em grupos e participam de um “quizz”
sobre o SAMU.

O projeto, que começou há seis meses, visita uma escola toda
sexta-feira e já passou pelas Escolas Municipal Zumbi dos Palmarese, no Jardim
União da Vitória, Escola Municipal Irene Aparecida da Silva e Professor Doutor
Carlos Costa Branco, no Conjunto Jamile Dequech e Escola Municipal José Garcia
Villar. “Por enquanto estamos visitando as escolas municipais mas pretendemos
atender também as escolas estaduais e privadas”, garante o professor Cleiton.
“No ano que vem queremos trabalhar também com a orientação de adolescentes e
adultos”, acrescenta. As crianças foram escolhidas como público prioritário
porque, além de serem responsáveis por muitas ligações indevidas – levantamento
mostrou que muitas destas ligações são feitas de telefones públicos instalados
em escolas, elas também podem se tornar multiplicadoras do Projeto Samuzinho,
educando familiares e amigos para o uso correto do serviço.

Quando chamar o SAMU 192

·         Na
ocorrência de problemas cardio-respiratórios;

·         Em casos de
Intoxicação;

·         Em caso de
queimaduras graves;

·         Na
ocorrência de maus tratos;

·         Em trabalhos
de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;

·         Em casos de
tentativas de suicídio;

·         Em crises
hipertensivas;

·         Em casos de
afogamentos;

·         Em casos de
choque elétrico;

·         Em acidentes
com produtos perigosos;

Em Londrina o SAMU trabalha de forma integrada com o SIATE
(Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência). O SIATE atende
acidentes com traumas e o SAMU acolhe todas as ocorrências, independente da
natureza, clinica ou traumática.

Assessoria de Imprensa da Kroton