Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Quizomba: o Samba e Outros Batuques começa 2016 com edição temática de Carnaval

Projeto Quizomba: o Samba e Outros Batuques começa 2016 com edição temática de Carnaval

Thursday, 21 de January de 2016
Categoria:

Agendado para este domingo, 24, projeto traz oficinas, shows, exposição de artesanato e convida todo público a se fantasiar como nos tradicionais bailes carnavalescos

O projeto Quizomba: o Samba e Outros Batuques, que acontece mensalmente na Vila Cultural Kinoarte, começa 2016 com um grito de Carnaval. A edição, realizada em janeiro pela primeira vez, acontece neste domingo, 24, a partir das 14h e convida os carnavalescos de todas as idades a vestirem suas fantasias para cair na folia. Na programação, oficina de confecção de máscaras e bailinho de matinê para criança, oficina de percussão de bloco de carnaval, shows com o maringaense Rafael Morais e a londrinense Orquestra Ouro Verde, além de feira de artesanato, cozinha da Alma e muito mais.

A festa tem início com a programação infantil, já às 14h, que coloca os quizombeirinhos no clima carnavalesco com uma oficina de máscaras e bailinho de matinê. Quem ministra a oficina são as artistas Daniele Stegman e Nina Graça, que convidam os pequenos a elaborar um personagem, observando as características que são relevantes para criação da máscara, e a partir daí soltar a imaginação, dando forma à sua máscara de carnaval por meio do recorte, colagem e pintura. A proposta é que as crianças realizem todo o processo, mas a ajuda dos adultos é bem vinda em caso de maiores necessidades.

Depois é a vez dos adultos entrarem na folia com oficina de percussão de bloco de carnaval. O percussionista Mau, tricampeão do Carnaval londrinense pela Garotos Unidos Explode Coração vai ministrar uma oficina pra matar a vontade de quem quer viver a experiência das baterias de escola de samba. Na oficina, Mau promete explorar os elementos que fazem explodir o ritmo e a alegria carnavalesca no coração da escola. “A percussão de bloco proporciona uma vivência inesquecível e contagiante. A figura do batuqueiro assume identidade, se tornando peça fundamental à magia carnavalesca que com certeza vai marcar esta edição do Quizomba”, promete o músico.

Muito mais que carnaval

De marchinhas carnavalescas aos clássicos da axé-music dos anos 80, a trilha sonora dessa edição do Quizomba vai ser pra lá de especial.  A partir das 18h, quem dá brilho ao palco quizombeiro é a maringaense Rafael Morais Trio. Depois de cinco anos trabalhando em conjunto, o trio revela técnica, arranjos e poesia evoluídos, com uma identidade latinoamericana muito bem marcada e influências que vão do Maracatu ao Frevo, do Ska ao AfroBeat. Junto aos parceiros Gabriel Moraes (baixo e dub fx) e André Lauer (bateria), Rafael Morais soma a arte da música brasileira à estética DUB, de influência jamaicana, acrescentando mixagens complexas e repletas de efeitos ao som. O show, completamente novo, traz o trabalho autoral do grupo que também pode ser acessado no link

E para encerrar a noite, a banda Orquestra Ouro Verde retorna ao palco do Quizomba com um repertório concebido especialmente para a edição. “A orquestra Ouro Verde aceitou o desafio do coletivo Quizomba para a festa que tem sua edição em janeiro, com a temática Grito de Carnaval. Aproveitamos a oportunidade para caprichar no repertório, que vai trazer clássicos do axé baiano dos anos 80 que vão de Sara Jane a Luiz Caldas. Tudo escolhido a dedo para despertar o suingue e a malemolência que existe dentro de cada um” conta a vocalista Lua Specian.ra

Além da programação artística, o Quizomba completa o domingo com a tradicional “Feirinha de Artes do Quizomba”, que reúne produtos de artistas e artesãos locais, e a Cozinha da Alma, com os quitutes caseiros da vila cultural Alma Brasil.

Fonte: Divulgação

Mais detalhes:

O Quizomba: o Samba e Outros Batuques é realizado pelo Coletivo Quizomba e acontece na vila cultural Kinoarte, que fica na Avenida Faria Lima, nº 1399. A entrada custa R$10,00, mas é gratuita para as 300 primeiras pessoas que chegarem antes das 16h. A festa começa às 14h e essas e outras informações podem ser encontradas em acebook.com/coletivoquizomba/. A Vila Cultural Kinoarte e a Vila Cultural Alma Brasil, parceiras do Quizomba, são patrocinadas pelo PROMIC ? Programa Municipal de Incentivo à Cultura-SMC/PML.