Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto quer incentivar inserção do idoso londrinense no mercado de trabalho Projeto quer incentivar inserção do idoso londrinense no mercado de trabalho

Projeto quer incentivar inserção do idoso londrinense no mercado de trabalho

Wednesday, 12 de May de 2021
Categoria:

A Prefeitura de Londrina tem planos para o trabalhador da terceira idade. As Secretarias municipais do Trabalho, Emprego e Renda; e do Idoso estão trabalhando juntas na estruturação de um projeto de inserção desse público no mercado de trabalho.

O objetivo é, a partir da identificação dos perfis dos idosos em busca da reinserção profissional, sensibilizar o empresariado local para todas as contribuições que o trabalhador nessa faixa etária pode trazer para as empresas e aproximar o idoso das oportunidades de emprego.

Para a secretária do Idoso, Andrea Ramondini, é preciso olhar com atenção para esse público. “Nós temos pessoas com uma experiência de vida e com uma sabedoria nessa faixa etária que nenhum outro trabalhador possui. Abrir os olhos do empresariado local para que eles saibam aproveitar esses talentos e converter isso em uma ativo para a empresa é o primeiro passo”, garantiu.

A secretária ainda destacou a ampla rede de atendimento aos idosos do município. “A Secretaria do Idoso desenvolve uma série de serviços, que vão desde o lazer e o acolhimento até a inclusão digital, e, por isso mesmo, tem um canal de comunicação estabelecido com nossos idosos. Dessa forma, conseguiremos mapear esse público e saberemos atuar assertivamente não só para que o idoso se insira no mercado formal, mas também para que a empresa encontre o profissional adequado”, explicou.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, elencou os benefícios desse tipo de contratação. “O trabalhador nessa faixa etária tem um comprometimento sem igual, sabe lidar com conflitos, serve como exemplo para os funcionários mais novos, pode ser mentor de quem está iniciando a carreira, já recebeu – ou está recebendo – a segunda dose da vacina e mais uma série de coisas. Eles podem ser inseridos nas mais diferentes funções e contribuir, e muito, para o crescimento das nossas empresas”, frisou.

O secretário ainda destacou o trabalho conjunto das Secretarias. “As políticas públicas precisam estar alinhadas e, a grande maioria delas, são intersetoriais. Para que um projeto prospere e atinja o máximo de cidadãos, precisamos atuar de forma sinérgica e construir, juntos, as soluções que a cidade precisa. Isso tem norteado nossa atuação na Secretaria do Trabalho. Temos, cada vez mais, nos aproximado dos diferentes órgãos da Prefeitura e sido muito bem recebidos”, pontuou Santos.

Fonte: Prefeitura/NCom / Londrix

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay