Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Poéticas Visuais: cartões postais inspirados em Londrina podem ser retirados gratuitamente

Projeto Poéticas Visuais: cartões postais inspirados em Londrina podem ser retirados gratuitamente

quarta, 25 de outubro de 2023
Categoria


As designers e artistas visuais Julia Bahls e Thais Beckert, autoras de pesquisa sobre a paisagem urbana de Londrina, produziram cartões postais que serão distribuídos gratuitamente a partir desta terça-feira (24).

Durante seis meses, Julia Bahls e Thais Beckert observaram atentamente a paisagem londrinense como parte da pesquisa “Poéticas Visuais – Um Experimento Gráfico sobre Londrina”, financiada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Para materializar as percepções sobre a cidade, as artistas transformaram 10 lugares que consideram pontos tradicionais culturais em cartão postal. O processo criativo foi desenvolvido em diversas fases, desde a fotografia analógica até a experimentação visual, a abstração, o design gráfico e a reprodução impressa. O resultado é uma releitura do cenário urbano nas obras que agora serão presenteadas aos moradores da cidade.

Os temas da coleção de postais são: Calçadão, Anfiteatro do Zerão, Ginásio de Esportes Moringão, Rua Paranaguá, Av. Arthur Thomas, Vila Brasil, Shopping Com-tour, Av. Higienópolis, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (UEL) e Laboratório de Fotografia (UEL). Cada obra contém um breve resumo histórico sobre o local retratado.

Para além de oferecer peças de arte gratuitamente, a intenção das autoras é abrir janelas para a história e a cultura de Londrina. “Nós buscamos criar oportunidade de diálogo e reflexão entre a população e o ambiente urbano que nos cerca. Queremos alimentar um senso mais profundo de identidade, pertencimento e unicidade no lugar que chamamos de lar”, declaram Julia e Thaís.

A distribuição gratuita dos mil cartões postais impressos começa nesta terça-feira (24), com limite de 2 unidades por pessoa. Os interessados podem fazer a retirada nos seguintes locais: Livraria Olga, Biblioteca Municipal Central, Ciranda, Clube das Mães Unidas, Sesc Cadeião e Centro Cultural Lupércio Luppi.

Parte da tiragem será distribuída na Universidade Estadual de Londrina (UEL) exclusivamente para estudantes de Design e Artes Visuais, nas secretarias dos respectivos cursos.

O que
Distribuição gratuita de cartões postais do projeto Poéticas Visuais – Um Experimento Gráfico sobre Londrina.

Onde
Livraria Olga
Biblioteca Municipal Central
Ciranda
Clube das Mães Unidas
SESC Cadeião
Centro Cultural Lupércio Luppi
*Universidade Estadual de Londrina (UEL) – exclusivamente para os estudantes de design e artes visuais, nas secretarias dos cursos.

Patrocínio
Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC)

Contato para entrevistas:

JULIA BAHLS
[email protected]
(043) 9 9186 8796

THAIS BECKERT
[email protected]
(043) 9 9108 6288

Fonte: Divulgação