Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Música na Biblioteca traz obras brasileiras com o Kalon Guitar Duo

Projeto Música na Biblioteca traz obras brasileiras com o Kalon Guitar Duo

quinta, 24 de junho de 2021
Categoria

Recital será transmitido ao vivo nesta sexta-feira (25), pelo canal das Bibliotecas Públicas Municipais, no Youtube

Foto: Divulgação

A Biblioteca Pública Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, em parceria com a Mostra de Música de Câmara, transmite ao vivo nesta sexta-feira (25), às 18h30, mais uma edição do projeto “Música na Biblioteca”. Dessa vez, a apresentação será do Kalon Guitar Duo, formado pelos violinistas Natanael Fonseca e Márcio Gouvea. A transmissão será feita no canal de Youtube das Bibliotecas Públicas Municipais (clique aqui).

O Kalon Guitar Duo é um trabalho de música de câmara, cujo repertório apresenta composições originais e transcrições de reconhecido valor histórico, no contexto desta formação musical.

De acordo com a coordenadora da Mostra de Música de Câmara de Londrina, Irina Ratcheva, entre uma música e outra haverá comentários dos músicos para que o público aprenda sobre escolha de repertório, criação artística, e outros assuntos relacionados. “O projeto Música na Biblioteca tem uma agenda muito especial, em que escolhemos repertório e material que trazem algumas explicações. Por isso, chamamos as apresentações de concertos comentados. Cada obra terá uma explicação, chamando a atenção do público com mais informação e de forma didática”, disse.

A coordenadora também destacou o enfoque na escolha por conteúdos e obras de autoria nacional. “Os ouvintes e espectadores terão a oportunidade de conhecer obras de compositores brasileiros de todas as épocas. Queremos diversificar e levar informação para enriquecer o conhecimento das pessoas sobre o patrimônio musical brasileiro”, explicou.

Para o recital desta sexta-feira (25), estão previstas “Corta Jaca” e “Negaceando” (Radamés Gnattali); “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos); e “Feira de Mangaio” (Sivuca). “Cada vez mais, aproximamos o público desse repertório que tem um valor histórico muito grande, e cuja preservação é muito importante”, concluiu a coordenadora da Mostra.

O recital integra o Espaço Solo da 10ª Mostra de Música de Câmara Concertos Londrina. No Espaço Solo, os músicos participantes da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina apresentam seus trabalhos de destaque.

O projeto Música na Biblioteca terá edições a cada quinze dias, sempre às sextas-feiras, com exceções em períodos de datas comemorativas. A agenda de apresentações deve encerrar em dezembro, com um Concerto de Natal.

A 10ª Mostra de Música de Câmara é uma realização da Artis Colegium Associação Cultural, e tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

N.com