Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Literatura na Biblioteca apresenta “O Vendedor de Passados”

Projeto Literatura na Biblioteca apresenta “O Vendedor de Passados”

segunda, 22 de novembro de 2021

Palestra será feita virtualmente através do canal das Bibliotecas Públicas de Londrina

Reprodução

Na próxima segunda-feira (29), às 18h30, o projeto Literatura da Biblioteca realizará a oitava palestra do ano. O livro discutido será “O Vendedor de Passados”, do autor José Eduardo Agualusa. A apresentação será feita virtualmente, em decorrência da pandemia de Covid-19, e será ministrada pela professora de Estudos Literários, Cláudia Rio Doce. A ação é gratuita, sem a necessidade de inscrição prévia. Ela poderá ser assistida no canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina no YouTube.

O projeto Literatura na Biblioteca é o resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, através da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As apresentações são feitas pelos profissionais da área de Estudos Literários e visam debater as obras literárias solicitadas nos vestibulares da instituição. “Estamos levando conhecimento útil para os vestibulandos e interessados de forma gratuita. O Literatura na Biblioteca dá aos jovens a oportunidade de ter toda essa informação sendo apresentada por professores conceituados e de forma acessível”, afirmou a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos.

A obra “O Vendedor de Passados”, publicada originalmente em 2004, conta a história de Félix Ventura, um homem albino cuja profissão é criar novas biografias e árvores genealógicas para sua clientela, composta principalmente de figuras influentes como empresários e políticos, que desejam ter seu antigo passado apagado e substituído por um novo. Narrado por uma lagartixa que vive na casa de Félix, o livro é situado em Angola no período da Guerra Civil Angolana (1975-2002) e lida com temas relacionados à violência da época. Foi adaptado para o cinema em 2015, com direção de Lula Buarque e estrelando Lázaro Ramos e Alinne Moraes. Esta versão, porém, difere significantemente do material original.

Após sua conclusão, a palestra permanecerá gravada e disponível no YouTube. Entre as análises já disponíveis no canal das Bibliotecas Públicas estão “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco; “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus; “Casa de Pensão”, de Aluísio Azevedo; “A Palavra Algo”, de Luci Collin; “Histórias que os jornais não contam”, de Moacyr Scliar; “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri; e “Poemas Escolhidos”, de Gregório de Matos.

As palestras do Literatura na Biblioteca planejadas para os dias 18/10 e 08/11 foram adiadas. A apresentação sobre “Clara dos Anjos”, de Lima Barreto, foi remarcada para o dia 13/12, enquanto a análise de “Contos Novos”, de Mário de Andrade segue sem uma data definida.

Fonte: N.Com