Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto leva atrações culturais às pessoas em situação de rua

Projeto leva atrações culturais às pessoas em situação de rua

sexta, 12 de fevereiro de 2021
Categoria: noticia

“Brisa: Sarau em Vídeo” exibe vídeos de apresentações artísticas nos abrigos assistenciais de Londrina

A partir desse sábado (13), às 13 horas, as pessoas que vivem em situação de rua e que são atendidas pelos serviços da política de acolhimento adulto vão receber uma atração diferente. Eles terão a oportunidade de assistir vídeos de apresentações artísticas, especialmente selecionados. Através do Projeto “Brisa: Saraus Artísticos”, será montado um telão na S.O.S – Serviço de Obras Sociais, que fica na Rua Jaguaribe, 350, Vila Nova, para entreter os acolhidos. Esta será a primeira instituição a receber o projeto.

O objetivo é oportunizar às pessoas em situação de vulnerabilidade social, e atendidas nos abrigos, um momento de descontração, alegria, emoção e entretenimento, por meio da cultura. Com isso, os organizadores do projeto esperam criar um ambiente onde os acolhidos possam se expressar, falar sobre seus sentimentos, emoções, desejos, pontos de vista, além de despertarem em si mesmos o sentimento de pertencimento. Tudo isso, através da música, dança, teatro, literatura e de outras artes.

Segundo a assistente social do Centro Pop, Maria Edna Chagas Silva, com o Projeto Brisa foi possível ver o engajamento dos acolhidos nas ações desenvolvidas como, por exemplo, durante os ensaios, na construção dos figurinos, nos espaços de apresentação e nas discussões em grupo. “Tudo gerou uma expectativa, que começou a ocupar o espaço antes inacessível”, apontou.

Nesta temporada do projeto, devido à pandemia, as ações serão em vídeos. Ao todo, serão 29 atrações. Os vídeos são curtos com, no máximo, uma hora de duração. Há produções de bailarinos, de palhaçaria e circo, declamação de poesia, música e dança. Eles serão distribuídos em oito dias de exibições, nos meses de fevereiro e março, para os usuários da Casa do Bom Samaritano, S.O.S, Casa de Passagem M.M.A., Repúblicas Feminina e Masculina e o Centro de Assistência Morada de Deus, todos de Londrina.

Brisa – O Projeto “Brisa: Saraus Artísticos” teve início em 2018, por meio da rede de Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que viu a necessidade de criar espaços de lazer, entretenimento e cultura para esse público. Coube à Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) elaborar um projeto para colocar a ideia em prática. Assim, com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), desde 2018, o projeto vem se desenvolvendo e chega a sua 3ª edição em 2021.

Texto: Ana Paula Hedler com assessoria de comunicação do “Brisa: Saraus Artísticos”

N.com