Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Projeto ?Basquetebol e Cidadania em Ação? comemora três anos de muito sucesso em Londrina!

sexta, 18 de outubro de 2013
Categoria: noticia

Os treinos de basquete, que ocorrem no colégio estadual Cleia Godoy, visam melhorar a qualidade de vida da comunidade carente

O Projeto “Basquetebol e Cidadania em Ação”, desenvolvido para alunos carentes da região de Londrina, criado e coordenado por Rosangela Pezente, ganhou forma e conteúdo ao longo desses três anos de existência e hoje é um verdadeiro sucesso! O projeto (aulas de basquete ministradas por Rosangela em parceria com João Ortiz, professor cedido pelo Estado), é realizado no colégio estadual Cleia Godoy, situado no Jardim Tarobá, que tem como diretora Joseane de Fátima Toncovitch Arakawa. As aulas são para a comunidade local, mas jovens de outros bairros também podem participar.


João Ortiz e Rosangela Pezente

Rosangela Pezente,
que é ex-atleta e professora de inglês, sempre foi apaixonada por esportes e cidadania. Rosangela leva às crianças, através do projeto, mais qualidade de vida, foco nos objetivos, consciência das responsabilidades, e o mais importante, uma vida saudável fora dos problemas sócio-econômicos da realidade desses adolescentes. De acordo com Rosangela, o projeto leva aos adolescentes “uma nova visão de mundo” e o jovem passa a se identificar “como autor da própria vida”.


Rosangela Pezente e os jovens atletas

Além dos treinos de basquete, os alunos também participam de outras atividades que estimulam a socialização e o diálogo, tais como, lanches comunitários e até mesmo aulas de reforço, dadas pela Rosangela e também pelo ex-aluno, Alisson Coelho, de 20 anos, que não deixa de participar dos treinos mesmo tendo passado da idade (o projeto é para jovens de 9 a 17 anos).

Alisson já participou ativamente das aulas oferecidas pelo projeto, mas eventualmente ainda treina e também dá aulas de reforço para os colegas de equipe. Alisson dá aulas de química, matemática e ciências. Rosangela dá aulas de inglês e português.


Rosangela Pezente e Alisson Coelho

Os jovens atletas participam também de campeonatos, como o “Metropolitano”, promovido pela Liga de Basquete da cidade, do “Copa Norte”, que é o Campeonato da Federação Regional, da “Taça Paraná” e dos jogos escolares.

Segundo Rosangela, os alunos têm um nível excelente e já estão preparados para jogar profissionalmente. Da sua turma, seis alunos foram contemplados com o “TOP 2016 Escolar”, que é um incentivo do governo para futuros atletas. O incentivo é de R$ 150,00/mês durante um ano. “O incentivo, além de uma ajuda de custo, é uma forma de manter os alunos treinando, longe dos problemas que encontramos nas ruas”, diz Rosangela.

Alguns alunos são destaque, como por exemplo, Gabriela Sidor, de 12 anos, que joga nas categorias do Sub-12 até o Sub-18, e no último festival foi destaque como “cestinha”. Milena Ferreira, de 15 anos, também é destaque, desenvolveu habilidades de jogadora profissional e é craque na cesta de três pontos. Assim como Andressa Coelho, de 17 anos, que se destaca como boa aluna dentro e fora das quadras.


Gabriela Sidor e Rosangela Pezente

Rosangela, que também está finalizando um projeto para que todos os alunos tenham aulas de inglês, tem como objetivo estimular os jovens, para que eles exerçam fora das quadras o que foi aprendido durante os treinos. De uma forma geral, Rosangela entende que o projeto formou uma “família” e o desenvolvimento dos alunos, dentro e fora das quadras, é o seu maior motivo de orgulho.


Time masculino do Projeto “Basquetebol e Cidadania em Ação”

 
Time feminino do Projeto “Basquetebol e Cidadania em Ação”