Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Projeto Banda Nova Funcart divulga selecionados do Edital 2021

quarta, 27 de outubro de 2021

Seis artistas foram escolhidos para compor a 13ª edição da iniciativa; projeto é patrocinado pela Prefeitura de Londrina, via Promic

Foto: Banda Nova Funcart / Divulgação

Foram divulgados os nomes dos artistas selecionados para a edição de 2021 do projeto Banda Nova Funcart. A relação das atrações foi publicada pela equipe de produção do evento, que chega neste ano chega à sua 13ª temporada. A iniciativa cultural conta, mais uma vez, com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A programação da atual edição, que será realizada no formato on-line pelo segundo ano consecutivo, por conta da pandemia de Covid-19, terá apresentações virtuais, suporte e ferramentas de divulgação dos artistas. Além disso, a novidade é que ainda serão ofertadas quatro oficinas formativas voltadas para o aprimoramento do uso das ferramentas digitais, entre outros temas.

Foto: Banda Nova Funcart / Divulgação

As atrações dessa temporada são: Chá de Girassol, Clara Striquer, Rua do Jazz, Sala de Estar, Samuel Amaro, e Valter e Cambojan. Os nomes foram divulgados no perfil do Instagram @bandanovafuncart, onde as novidades estão sendo postadas.

Em 2021, um total de 32 artistas, entre bandas e artistas solo, realizaram a inscrição no edital da 13ª edição. Dentre os critérios previstos pela seleção estava o ineditismo no projeto e a originalidade nas propostas, bem como possuírem uma verdadeira capacidade de aproveitamento da plataforma de lançamento proposta no edital do Projeto Banda Nova.

A equipe de produção do projeto oferece aos participantes material audiovisual das apresentações em alta qualidade, além de fotos, assessoria de imprensa e entrevistas em formato de podcast.

Neste ano, a equipe chegou a realizar uma live para tirar dúvidas dos artistas da região de Londrina, além de outros municípios do Paraná interessados em concorrer. “Com trabalhos musicais de qualidade inscritos, procuramos ser justos aos princípios, com bandas que trazem novidades, que estão propondo e se arriscando ao trazer algo novo. Para nós, uma grande alegria, pois vamos entendendo a nossa cidade cada vez mais como uma grande produtora de música, principalmente de música autoral, e de trabalhos criativos”, comentou o diretor da Funcart e idealizador, Silvio Ribeiro.

“O projeto não dá conta de absorver ou representar a totalidade da cena cultural de Londrina e essa característica de impulsionar àqueles artistas que vão tirar um bom proveito deste movimento também está entre as propostas do edital”, explicou o coordenador de produção, João Ribeiro.

Foto: Rubrolab / Divulgação

Apresentações

Mesmo com o avanço na vacinação contra a Covid-19, a equipe do projeto optou por manter as apresentações no formato online. Desta forma, assim como no ano passado, os shows serão gravados e exibidos posteriormente no canal oficial do projeto, no Youtube. As gravações, que serão captadas e editadas pelo produtor musical londrinense Fabrício Martins, ocorrem nos dias 14 e 15 de novembro, na Funcart.

O Projeto Banda Nova Funcart conta com o patrocínio do Promic e, há mais de dez anos, promove a circulação de artistas de Londrina e região em apresentações exclusivas e intimistas ao longo de um grande festival de música autoral. A iniciativa nasceu nos corredores da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina), na esteira da Virada Cultural Funcart, em 2010. Desde então, já contou com a participação de cerca de 600 músicos independentes de Londrina e região.

Oficinas formativas

Novidade na edição deste ano, as oficinas formativas propostas pelo projeto visam colocar os integrantes das bandas em contato com produtores culturais e músicos consagrados. Dentre os artistas que deverão fazer parte desta etapa, a cantora e atriz londrinense Simone Mazzer estará presente com a palestra “Relato de Uma Trajetória na Música Independente”.

Graduado em Produção Cultural pela UFF (Universidade Federal Fluminense), o produtor Juka Tavares abordará o tema “Lançamento de Músicas nas Plataformas de Streaming”. Já a integrante da equipe de produção do projeto, a gestora de mídias sociais Thalita Deldotti realizará a oficina “Configurando Suas Redes Sociais e Ads”. E os designers Chiemi Nakahara, Nicolas Lopes e Gabriel Sampaio, da Rubro Lab, agência que assina a comunicação visual do projeto, ficarão responsáveis pela oficina “Comunicação e Branding para Redes Sociais”.

Fonte: N.Com