Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação FILO

Programação FILO

quarta, 23 de junho de 2010
Categoria: noticia

FILO tem oito espetáculos na programação desta quarta-feira, dia 23 de junho.  

Deciembre – Teatro FILO
A companhia chilena Teatro en El Blanco estreia hoje na programação do FILO com o espetáculo ?Deciembre?. Na montagem, o grupo questiona até que ponto a realidade da guerra pode transformar a consciência familiar e coletiva? Na noite de Natal do ano 2014, duas irmãs esperam a visita fugaz do irmão, um soldado que deve voltar à frente de combate contra o Peru, no Norte do Chile. Enquanto uma delas elabora um plano para que o rapaz fique, a outra deseja que ele retorne à guerra, cumprindo o ideal patriótico. O espetáculo será apresentado hoje (quarta-feira, 23) e amanhã (quinta-feira), às 21 horas, no Teatro FILO (Rua Cuiabá, 39).   

Movimento Mínimo – Usina Cultural
A vida do homem se sustenta a partir de mínimos movimentos de suma importância. É disso que trata o espetáculo ?Movimento Mínimo? que um grupo de seis atores do curso de Artes Cênicas da UEL apresenta hoje (quarta-feira, 23) dentro da programação do FILO. Este espetáculo tem como base o movimento minimalista na música, na literatura e na dança. O balé clássico inspirou a partitura corporal, que desenha detalhes do movimento cotidiano humano e de suas repetições.  A apresentação única será hoje, às 22 horas no Teatro Usina Cultural (Rua Duque de Caxias, 4159).  

Guerra – Teatro Ouro Verde
A Companhia Pippo Delbono, da Itália, apresenta hoje (quarta-feira) o espetáculo ?Guerra?, dentro da programação do FILO 2010. A montagem fala das guerras em que os homens vivem: consigo mesmo e com outros homens. É um ritual coreográfico no qual dançam juntas pessoas deixadas à margem da existência formal, personagens que perambulam pelo mundo da ?anormalidade? e da loucura. Inspirado na Odisséia de Homero, Guerra é um espetáculo sem diálogos, composto de fragmentos e gritos de fúria. O espetáculo será apresentado hoje e amanhã no Teatro Ouro Verde, às 20h30.   

La Gigantea – Teatro Zaqueu de Melo
A Companhia francesa Les Trois Clés apresenta hoje na programação do FILO com o espetáculo La Gigantea.  Sem palavras, a montagem aborda temas como a luta pela sobrevivência em ambientes inóspitos e o recrutamento de meninos soldados para a frente de batalha. Em meio ao embate entre inocência e violência, o espetáculo é um manifesto pela paz. A companhia francesa usa bonecos, técnicas circenses e dança para a criação de um teatro gestual e visual. O espetáculo estará em cartaz hoje no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413).

Encantadores de Histórias – Palco Mostra Infantil
Na programação infantil do FILO  traz hoje (quarta-feira) o espetáculo ?Encantadores de Histórias?, com o grupo Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre (RS). Dois contadores de histórias e um inusitado veículo trazem ao público o universo encantado das narrativas de Hans Christian Andersen. Das portas mágicas da carroça, nascem bonecos e objetos que recriam os contos ?O soldadinho de chumbo? e ?Tudo está bem quando acaba bem?. O espetáculo aproxima as histórias de Andersen da identidade e sonoridade brasileiras. O grupo se apresenta hoje, às 19 horas, no Palco Mostra Infantil (Gramado do ZERÃO).  

El Ultimo Herdero – Teatro Marista
?El último Heredero? é o espetáculo que a Companhia Teatro Viaje Inmóvil, do Chile, apresenta hoje (quarta-feira) e amanhã (quinta-feira) dentro da programação do FILO. A montagem conta a história de uma família espanhola que, com o objetivo de enriquecer, decide embarcar para o Chile colonial, na época do processo de independência da Coroa Espanhola. Nessa nova sociedade, numa Colônia ?no fim do mundo?, os Nepomucenos vivem as intrigas das paixões, traições e cobiças. A trama ganha vida a partir da interação entre atores e bonecos. O espetáculo será apresentado no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240), às 20 horas.   

Life.stories – Sala Sesc
A Companhia Marc Schnittger, da Alemanha, apresenta hoje (quarta-feira, 23) na programação do FILO, o espetáculo Life.stories, um compêndio de 30 histórias contadas com as mãos. A montagem propõe um desfile cênico de personagens em situações divertidas e absurdas – como uma atriz pornô em seu dia de sorte, um mendigo em ascensão ou a Morte na crise de meia-idade. São passagens cotidianas unidas pela habilidade e precisão das mãos que agregam minimalismo e linguagem gestual humana.  O espetáculo será apresentado às 19 horas, na Sala SESC (Rua Fernando de Noronha, 264). 

Yemanjá de São Saruê – Casa das Fases
A Companhia de Theatro Fase 3, de Londrina, apresenta hoje (quarta-feira), dentro da programação do FILO, o espetáculo ?Yemanjá de São Saruê?. Na montagem, o limite entre a presença e a ausência está no mar, que transforma tudo em lembranças. A peça é o inventário de memórias da viúva Josephina, que perdeu seu marido para a vastidão oceânica das águas, apegando-se a Yemanjá ? aliviadora da perda. O espetáculo entrecruza narrativas pessoais das atrizes com a história real da viúva de Jacaré, um lendário jangadeiro nordestino.  A apresentação acontece na Casa das Fases (Rua Lindóia, 546 ? Jardim San Remo), às 20 horas.   

Espaços

Teatro Ouro Verde: Rua Maranhão, 85 ? Teatro Zaqueu de Melo: Av. Rio de Janeiro, 413 ? Teatro Filo: Rua Cuiabá, 39 ? Usina Cultural: Rua Duque de Caxias, 4159 ? Tenda Mostra Infantil: Gramado do Zerão (atrás do Anfiteatro) Rua Gumercindo Saraiva ? Sala Sesc: Rua Fernando de Noronha, 264 ? Teatro Marista: Rua Cristiano Machado, 240 ? Concha Acústica: Praça 1º de Maio, Rua Piauí esquina com a Rua Senador Souza Naves ? Casa das Fases: Rua Henrique dos Santos, 55 Jardim Higienópolis ? Escola Municipal de Teatro: Rua Acre, 315 ? Capela da UEL: Calçadão do Campus Universitário CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas). 

Ruas e Praças
 

Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira): ao lado da Catedral no Calçadão ? Praça Tomi Nakagawa: Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Mato Grosso. 
 

Veja também: Programação Completa do FILO 

Mais detalhes:

Bilheteria do FILO Local: Royal Plaza Shopping Endereço: Rua Mato Grosso, 310 Contato: 3344-6197 Site: http://www.filo.art.br/