Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação FILO Programação FILO

Programação FILO

Tuesday, 22 de June de 2010
Categoria:

Confira abaixo os espetáculos que integram a programação do Festival Internacional de Londrina nesta terça-feira, 22 de junho.

Guerra –  Teatro Ouro Verde
Estreia hoje na programação do FILO o espetáculo ?Guerra?, da Companhia Pippo Delbono, da Itália. A montagem das que guerras em que os homens vivem: consigo mesmo e com outros homens. É um ritual coreográfico no qual dançam juntas pessoas deixadas à margem da existência formal, personagens que perambulam pelo mundo da ?anormalidade? e da loucura. Inspirado na Odisséia de Homero, Guerra é um espetáculo sem diálogos, composto de fragmentos e gritos de fúria. O espetáculo será apresentado hoje e amanhã no Teatro Ouro Verde, às 20h30.

 
La Gigantea – Teatro Zaqueu de Melo
A Companhia francesa Les Trois Clés estreia hoje na programação do FILO com o espetáculo La Gigantea.  Sem palavras, a montagem aborda temas como a luta pela sobrevivência em ambientes inóspitos e o recrutamento de meninos soldados para a frente de batalha. Em meio ao embate entre inocência e violência, o espetáculo é um manifesto pela paz. A companhia francesa usa bonecos, técnicas circenses e dança para a criação de um teatro gestual e visual. O espetáculo estará em cartaz hoje (terça-feira, 22) e amanhã (23), no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413).

 
Encantadores de Histórias – Palco Mostra Infantil
Na programação infantil do FILO, estreia hoje (terça-feira) o espetáculo ?Encantadores de Histórias?, com o grupo Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre (RS). Dois contadores de histórias e um inusitado veículo trazem ao público o universo encantado das narrativas de Hans Christian Andersen. Das portas mágicas da carroça, nascem bonecos e objetos que recriam os contos ?O soldadinho de chumbo? e ?Tudo está bem quando acaba bem?. O espetáculo aproxima as histórias de Andersen da identidade e sonoridade brasileiras. O grupo se apresenta hoje e amanhã, às 19 horas, no Palco Mostra Infantil (Gramado do ZERÃO). 

 
El último Heredero – Teatro Marista
?El último Heredero? é o espetáculo que a Companhia Teatro Viaje Inmóvil, do Chile, de hoje (terça-feira) à quinta-feira dentro da programação do FILO. A montagem conta a história de uma família espanhola que, com o objetivo de enriquecer, decide embarcar para o Chile colonial, na época do processo de independência da Coroa Espanhola. Nessa nova sociedade, numa Colônia ?no fim do mundo?, os Nepomucenos vivem as intrigas das paixões, traições e cobiças. A trama ganha vida a partir da interação entre atores e bonecos. O espetáculo será apresentado no Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, 240), às 20 horas.

 
Life.stories – Sala Sesc
A Companhia Marc Schnittger, da Alemanha, estreia hoje (terça-feira, 22) na programação do FILO com o espetáculo Life.stories, um compêndio de 30 histórias contadas com as mãos. A montagem propõe um desfile cênico de personagens em situações divertidas e absurdas – como uma atriz pornô em seu dia de sorte, um mendigo em ascensão ou a Morte na crise de meia-idade. São passagens cotidianas unidas pela habilidade e precisão de mãos que agregam minimalismo e linguagem gestual humana.  O espetáculo será apresentado às 19 horas, na Sala SESC (Rua Fernando de Noronha, 264).

 
Aqueles Dois – Teatro Filo
A Companhia Luna Lunera, de Belo Horizonte, apresenta de hoje (terça-feira, 22/06), o espetáculo ?Aqueles Dois. Na montagem, a rotina de uma ?repartição? ? metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho -, revela o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que ?num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra?. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. Este espetáculo foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). A apresentação será, às 21h30, no Teatro FILO (Rua Cuiabá, 39).

 
Yemanjá de São Saruê – Casa das Fases
A Companhia de Theatro Fase 3, de Londrina,  apresenta hoje (terça-feira), dentro da programação do FILO, o espetáculo ?Yemanjá de São Saruê?. Na montagem, o limite entre a presença e a ausência está no mar, que transforma tudo em lembranças. A peça é o inventário de memórias da viúva Josephina, que perdeu seu marido para a vastidão oceânica das águas, apegando-se a Yemanjá ? aliviadora da perda. O espetáculo entrecruza narrativas pessoais das atrizes com a história real da viúva de Jacaré, um lendário jangadeiro nordestino.  A apresentação acontece na Casa das Fases (Rua Lindóia, 546 ? Jardim San Remo), às 20 horas. Ingressos na bilheteria do FILO, no shopping Royal Plaza  ou na bilheteria do teatro antes do início da apresentação.

 
Drácula – Usina Cultural
O Circo de Palhaços do Picolino, de Londrina, apresenta hoje (terça-feira), o espetáculo ?Drácula?. Nesta montagem, o clássico de Bram Stoker é adaptado com humor, terror e irreverência.  Sete palhaços encenam, em três atos, as diabruras do nobre que viveu na Transilvânia do século XV e era conhecido por se alimentar de sangue humano, que sugava com seus dentes caninos afiados. A história é narrada por diferentes e engraçados personagens por meio de documentos, cartas e diários. O espetáculo será encenado às 22 horas, no Teatro Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159). Ingressos na bilheteria do

 
Espaços

Teatro Ouro Verde: Rua Maranhão, 85 ? Teatro Zaqueu de Melo: Av. Rio de Janeiro, 413 ? Teatro Filo: Rua Cuiabá, 39 ? Usina Cultural: Rua Duque de Caxias, 4159 ? Tenda Mostra Infantil: Gramado do Zerão (atrás do Anfiteatro) Rua Gumercindo Saraiva ? Sala Sesc: Rua Fernando de Noronha, 264 ? Teatro Marista: Rua Cristiano Machado, 240 ? Concha Acústica: Praça 1º de Maio, Rua Piauí esquina com a Rua Senador Souza Naves ? Casa das Fases: Rua Henrique dos Santos, 55 Jardim Higienópolis ? Escola Municipal de Teatro: Rua Acre, 315 ? Capela da UEL: Calçadão do Campus Universitário CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas). 

Ruas e Praças
 

Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira): ao lado da Catedral no Calçadão ? Praça Tomi Nakagawa: Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Mato Grosso.
 

Veja também: Programação Completa do FILO

Mais detalhes:

Bilheteria do FILO Local: Royal Plaza Shopping Endereço: Rua Mato Grosso, 310 Contato: 3344-6197 Site: http://www.filo.art.br/