Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação FILO

Programação FILO

domingo, 20 de junho de 2010
Categoria: noticia

Confira abaixo os espetáculos que fazem parte da programação do Festival Internacional de Londrina neste domingo, 20 de junho.

Braquage – Teatro Zaqueu de Melo
A companhia francesa Bakélite apresenta hoje (domingo 20/06) e amanhã (segunda-feira, 21) o espetáculo “Braquage”. A montagem conta uma história de suspense com o auxílio dos mais diversos objetos, que ganham vida a partir da imaginação de Olivier Rannou. Articulações suspeitas, máfias, gângsteres e perseguições são elementos policiais que tornam ainda mais emocionante a narrativa de um grande roubo. As apresentações acontecem às 19 horas, no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413). Ingressos na bilheteria do FILO, no shopping Royal Plaza ou na bilheteria do teatro antes do início da apresentação.

Aqueles Dois – Teatro FILO
A Companhia Luna Lunera, de Belo Horizonte, apresenta de até terça-feira (22/06), o espetáculo ?Aqueles Dois. Na montagem, a rotina de uma ?repartição? ? metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho -, revela o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que ?num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra?. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. Este espetáculo foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996). A apresentação será, às 21h30, no Teatro FILO (Rua Cuibá, 39). 

Dies Irae, en El Réquiem de Mozart – Teatro Ouro Verde
O Réquiem de Mozart é a essência de um espetáculo construído a partir da pluralidade cênica. Em ?Dies Irae; en El Requien de Mozart?, treze intérpretes – entre bailarinos, atores e cantores -, desnudam a liturgia, irrompem os limites de uma missa fúnebre, mostram a debilidade da verdade, o aroma do profano. Nesta montagem, da companhia espanhola Marta Carrasco, a fúria resiste como retrato da impotência diante da morte e da perversão da vida.  O espetáculo será apresentado hoje (domingo 20/06), às 20h30 no Teatro Ouro Verde, dentro da programação do FILO. Ingressos na bilheteria do FILO, no shopping Royal Plaza ou na bilheteria do teatro antes do início da apresentação.

O Amor de Peri e Ceci – Calçadão Cambé
O grupo Circo Teatro Sem Lona, de Maringá, apresenta neste domingo, dentro da programação do FILO, o espetáculo ?O Amor de Peri e Ceci?. A peça é baseada em ?O Guarani? ? obra clássica de José de Alencar ? que foi adaptado para as ruas, utilizando-se da linguagem circense. O espetáculo narra o amor entre os jovens Ceci, filha de um fazendeiro, e Peri, valente índio das matas brasileiras. Com figurinos estilizados, ao som de muita música e ambientados num picadeiro, os protagonistas vivem as aventuras dessa paixão platônica. A apresentação, aberta ao público, acontece às 16h, no calçadão de Cambé. 

Navalha na Carne – Usina Cultural 
O grupo londrinense Boca de Baco apresenta o espetáculo ?Navalha na Carne?. A peça é uma das principais obras do dramaturgo Plínio Marcos, e mostra a relação conflituosa entre o cafetão Vado, a prostituta Neusa Sueli e o homossexual Veludo. Nesta montagem, a trama se passa num lugar indefinido, um espaço de coisas descartáveis, como as vidas humanas que por ele passam. Propõe um mergulho na alma do homem contemporâneo, que não se reconhece mais no outro.  As apresentações acontecem às 22 horas, na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159). 

A Incrível Viagem da Família Aço – Tenda Mostra Infantil
A companhia Entreato, do Rio de Janeiro, apresenta neste domingo, o espetáculo infantil ?A Incrível Viagem da Família Aço?. A aventura começa quando Aço Junior faz um pedido de aniversário nada convencional a seu Pai Aço: ele deseja achar a mãe. O menino parte para o reencontro e, no caminho, depare-se com um universo de personagens, sotaques, cantigas, lendas e crenças do Brasil. Utilizando a técnica de clown, o espetáculo trata com lirismo o delicado tema da perda. A montagem será apresentada no Palco Mostra Infantil, no Zerão, às 19 horas.

Yemanjá de São Saruê – Casa das Fases
A Companhia de Theatro Fase 3, de Londrina, apresenta na programação do FILO, o espetáculo ?Yemanjá de São Saruê?. Na montagem, o limite entre a presença e a ausência está no mar, que transforma tudo em lembranças. A peça é o inventário de memórias da viúva Josephina, que perdeu seu marido para a vastidão oceânica das águas, apegando-se a Yemanjá ? aliviadora da perda. O espetáculo entrecruza narrativas pessoais das atrizes com a história real da viúva de Jacaré, um lendário jangadeiro nordestino.  As apresentações acontecem na Casa das Fases (Rua Lindóia, 546 ? Jardim San Remo), às 20 horas. Até dia 23.

Espaços

Teatro Ouro Verde: Rua Maranhão, 85 ? Teatro Zaqueu de Melo: Av. Rio de Janeiro, 413 ? Teatro Filo: Rua Cuiabá, 39 ? Usina Cultural: Rua Duque de Caxias, 4159 ? Tenda Mostra Infantil: Gramado do Zerão (atrás do Anfiteatro) Rua Gumercindo Saraiva ? Sala Sesc: Rua Fernando de Noronha, 264 ? Teatro Marista: Rua Cristiano Machado, 240 ? Concha Acústica: Praça 1º de Maio, Rua Piauí esquina com a Rua Senador Souza Naves ? Casa das Fases: Rua Henrique dos Santos, 55 Jardim Higienópolis ? Escola Municipal de Teatro: Rua Acre, 315 ? Capela da UEL: Calçadão do Campus Universitário CCH (Centro de Letras e Ciências Humanas). 

Ruas e Praças
 

Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Bandeira): ao lado da Catedral no Calçadão ? Praça Tomi Nakagawa: Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Mato Grosso. 

Veja também: Programação Completa do FILO

Mais detalhes:

Bilheteria do FILO Local: Royal Plaza Shopping Endereço: Rua Mato Grosso, 310 Contato: 3344-6197 Site: http://www.filo.art.br/