Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação da Semana Santa do Santuário inclui celebração das 7 Dores de Maria Programação da Semana Santa do Santuário inclui celebração das 7 Dores de Maria

Programação da Semana Santa do Santuário inclui celebração das 7 Dores de Maria

Friday, 26 de March de 2021
Categoria: noticia

Adaptado e preparado para respeitar os decretos e colocar em prática os protocolos de saúde, o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, divulga a programação de missas e celebrações da Semana Santa, com início no Domingo de Ramos e término no Domingo de Páscoa. Entre os destaques está a celebração das 7 Dores de Maria, que será na Sexta-feira Santa, às 18h30, com transmissão online pelas redes sociais. “Vamos celebrar a ressureição de Cristo com muita fé e esperança, de um jeito adaptado, mas, sobretudo, com muito amor e oração”, ressalta do padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do santuário.

As celebrações presenciais continuam a obedecer todos os critérios estabelecidos pelo poder público, com limite de pessoas no templo, disponibilização de álcool em gel e distanciamento social. Por outro lado, algumas das celebrações serão transmitidas virtualmente pelas redes sociais do santuário a fim de que mais fieis possam celebrar, com segurança, a Semana Santa. “A Páscoa é o ápice da nossa fé cristã e vamos oferecer aos fieis a oportunidade de celebrar o mistério pascal de Cristo em todas as plataformas”, afirma o sacerdote.

Uma novidade neste ano é a celebração das 7 Dores de Maria, devoção que remonta ao ano 1221 e relembra as sete dores de Nossa Senhora, entre elas a de quando Cristo está passando pelo Calvário. Embora sua festividade seja dia 15 de setembro, a Páscoa é momento ideal para relembrar os sofrimentos da Mãe do filho de Deus. “Vamos realizar uma apresentação musical com um rito que recorda as sete dores de Maria”, explica o padre Rodolfo. São elas:

profecia de Simeão sobre Jesus (Lucas 2:34-35)

fuga da Sagrada Família para o Egito (Mateus 2:13-21);

desaparecimento do Menino Jesus durante três dias (Lucas 2:41-51);

encontro de Maria e Jesus a caminho do Calvário (Lucas 23:27-31);

Maria observando o sofrimento e morte de Jesus na Cruz – Stabat Mater (João 19:25-27);

Maria recebe o corpo do filho tirado da Cruz (Mateus 27:55-61);

Maria observa o corpo do filho a ser depositado no Santo Sepulcro (Lucas 23:55-56).

Programação Semana Santa Santuário Nossa Senhora Aparecida Londrina

27/03 – Missa de Ramos, às 18h30 (transmissão online e pela Rádio Alvorada).

28/03 – Domingo de Ramos, missas às 7h, 9h, 11h, 16h e 18h30.

*Por conta do momento pandêmico, pede-se que os fieis que forem à missa presencial levem seus próprios ramos para serem abençoados.

01/04 – Quinta-feira Santa, missa da Instituição da Eucaristia, às 19h (transmissão online).

02/04 – Sexta-feira Santa, adoração das 6h às 14h; novena e terço da misericórdia às 14h; celebração da Paixão às 15h (transmissão online); e celebração das 7 Dores de Maria, às 18h30 (transmissão online).

03/04 – Sábado Santo, missa da Vigília Pascal, às 18h (transmissão online).

04/04 – Domingo de Páscoa, missas às 7h, 9h, 11h, 16h e 18h30.

*Todas as missas das 11h e das 16h, aos domingos, têm transmissão pelas redes sociais.

Fonte: Londrix