Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programação da Prosa para este ano enfatiza capacitação e criatividade

Programação da Prosa para este ano enfatiza capacitação e criatividade

Tuesday, 16 de February de 2016
Categoria:

Textos para blogs, gestão de projetos, fotografia são alguns dos variados temas que integram a programação de 2016 da Prosa.

 

A diversidade de temas abordados nos cursos e oficinas da Prosa – Cursos e Consultoria é o diferencial da programação de 2016. A capacitação voltada para as áreas de texto – do literário ao texto acadêmico passando pelas especificidades da linguagem da internet – ainda é o carro-chefe, mas há novidades como os cursos de fotografia, gestão de projeto e uma oficina de poesia com o escritor Rodrigo Garcia Lopes, em maio.

A programação começa no dia 9 de março com o Curso de Escrita Criativa que enfatiza outra linha de trabalho da Prosa: o estímulo à criatividade. O cronograma completo e as inscrições estão disponíveis aqui.

Outro destaque é a equipe que irá ministrar cursos e oficinas. O poeta e escritor Rodrigo Garcia Lopes, que lançou recentemente o romance O Trovador, pela editora Record, e o livro de poemas Experiências Extraordinárias, finalista no Prêmio Oceanos, volta à Londrina para realizar uma oficina com o objetivo de estimular a leitura e a produção de poesia. Ao longo de cinco dias, Garcia Lopes vai orientar leituras e debates em torno do tema e também atividades de escrita poética. Esta é a primeira vez que o escritor oferece esta oficina na cidade.

O organizador do Festival Demosul, Marcelo Domingues, comanda no segundo semestre a Oficina de Gestão de Projetos em que traz para a sala de aula a sua experiência prática. Formado na área pela Unopar, Domingues vai abordar questões relacionadas à estruturação de projetos, planejamento e gestão. O Festival DemoSul completa 15 anos em 2016.

A fotógrafa Fernanda Magalhães, professora convidada, ministra oficina em que vai trabalhar com a técnica de light painting na qual utilizam-se fontes diversas de para se realizar fotografias de longa exposição. A oficina irá acontecer durante duas noites finalizando no dia 19 de agosto Dia da Fotografia.

A programação conta ainda com o músico Rafael Fuca que desenvolve, ao lado da escritora Karen Debértolis, a Oficina de Poesia e Música; com a revisora e tradutora Amanda Mendes que oferece a Oficina de Revisão de Textos e a fotógrafa, artista visual e designer Maíra Bette Motta que estará à frente das Oficinas de Produção de Imagens para Blogs e Redes Sociais e da recém-criada Oficina de Criatividade para Crianças, programada para dezembro.

A Prosa também desenvolveu um curso voltado para empresas. é o Curso de Redação Básica, com carga horária de 10 horas, que adapta-se às necessidades do grupo ao qual é destinado. Este curso tem inscrição contínua e os interessados devem entrar em contato para agendar uma visita através do e-mail: [email protected]

Capacitação e criatividade

A Prosa – Cursos e Consultoria é um projeto da escritora Karen Debértolis que tem atuado de forma marcante na cidade como produtora cultural e empreendedora. Com pouco mais de um ano, a Prosa tem atuado também na área de revisão de textos (acadêmicos, livros, publicações, publicidade), tradução (inglês e francês) e consultoria editorial.

Segundo Karen Debértolis, a ideia da Prosa surgiu a partir da observação de que muitas pessoas precisavam capacitar-se na área do texto de forma criativa. Além de buscarem técnicas e ferramentas que pudessem auxiliá-las no dia a dia. “Ao longo do tempo, foram surgindo outras demandas que os próprios clientes solicitavam e fomos nos adequando para atender”, considera.

Ao longo de 2015, em parceria com o Juntus, a Prosa realizou saraus reunindo diversos artistas da cidade como Vinícius Lima, Grupo Vocal Entre Nós, Gisele Almeida, Tonho Costa e também exibiu curtas da Kinoarte.

Os cursos, oficinas e os atendimentos são realizados no Espaço Colaborativo Juntus (Rua Goiás, 1774). Contatos e informações podem ser feitos através do e-mail: [email protected] e pelo telefone (43) 8421-4097.

Texto e fotos: Divulgação