Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programa Visite Londrina é lançado pelo Município Programa Visite Londrina é lançado pelo Município Programa Visite Londrina é lançado pelo Município

Programa Visite Londrina é lançado pelo Município

Friday, 29 de June de 2018

Intenção é apresentar a importância da hospitalidade às pessoas que trabalham diariamente com o turismo

O Programa Visite Londrina – Capacitação em Hospitalidade foi lançado na última quarta-feira (27) pela Prefeitura de Londrina por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A solenidade foi realizada no auditório da Faculdade Positivo.

O objetivo do Programa Visite Londrina é apresentar a importância da hospitalidade às pessoas que trabalham diariamente, de alguma forma, com o turismo de eventos e negócios, visto que o “bem-receber” relaciona-se diretamente com a qualidade dos bens e serviços ofertados no turismo. Isso pode ser percebido através das situações de facilidade para o deslocamento, ingresso ou permanência nos locais; da disponibilidade de infraestrutura ofertada na cidade com as rodovias, aeroporto, rodoviária, obras de saneamento, equipamentos sociais, comunicação; além do potencial em recursos humanos.

De acordo com o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, o turismo em geral – como o de negócios, eventos, de massa, estudos, religioso, agroturismo, entre outros – movimenta as cidades, trazendo um acréscimo à economia local. “O Programa é importante, porque nós precisamos criar um cenário novo relacionado ao turismo em Londrina, para que consigamos desenvolver, ao longo destes próximos anos, uma cidade atrativa, seja de negócios, estudos ou para passeios com a família. E este é apenas o começo, para deixarmos a cidade mais acolhedora ao turista”, disse.

Para que as pessoas que trabalham na área possam estar preparadas para a prática do bem-receber, eles serão convidados para participar gratuitamente da capacitação. Fazem parte do público-alvo os integrantes da Guarda Municipal, forças de segurança, guias de turismo, agentes de viagens, taxistas, prestadores de serviços de transporte privado, atendentes do comércio, garçons, empresas de receptivos, meios de hospedagens, donos de bares, restaurantes e lanchonetes, e profissionais afins à área.

Para a diretora de Turismo da Codel, Maitê Morgana Uhlmann, Londrina já é uma cidade que se destaca na hospitalidade com relação ao atendimento de turistas, mas há a possibilidade de torná-la mais profissionalizada. Por isso, a partir de hoje, todos os profissionais que estão na linha de frente do turismo poderão participar gratuitamente desta capacitação.

“Vamos atuar sob demanda e nossa meta é fazermos, ao menos, três atendimentos mensais. Com isso, pretendemos fazer com que a hospitalidade seja difundida de forma mais profissional, porque o bem-receber é atender com profissionalismo, dando as informações corretas, atendendo com simpatia, urbanidade, respeito e sem julgamentos, com postura e fortalecendo a cultura da hospitalidade”, explicou Maitê.

Prefeitura lança Programa Visite Londrina

Foto: Wilson Vieira

Até o momento, cerca de 120 guardas municipais já foram capacitados e uma nova turma, com mais 30 alunos, será realizada no dia 4 de julho, na sede do Tiro de Guerra (TG). Eles foram os primeiros participantes do curso ministrado pela Codel. “Quando me falaram sobre a capacitação, eu aceitei na hora, porque vi o potencial do Programa Visite Londrina. Os guardas ficam à disposição da população, ajudando-a e orientando-a, e 90% deles têm formação em nível superior e sabem falar outros idiomas. Assim, eles podem ajudar mais facilmente os turistas e a própria cidade como um todo”, ressaltou Evaristo Kuceki, secretário de Defesa Social.

O vice-prefeito e representante do prefeito Marcelo Belinati durante a solenidade, João Mendonça, explicou que há diversos pontos com potencial turístico na cidade, que podem ser explorados pelo poder público e privado. “Londrina tem muito a mostrar, muita a oferecer ao turista e temos que falar sobre isso. É a Londrina da noite, dos festivais de música, dança e literatura, do agronegócio, dos tratamentos médicos, de negócios e tem muito potencial turístico”.

Durante a apresentação do Programa Visite Londrina, foram apontados alguns atrativos da cidade, que se destaca na área do turismo de negócios e eventos. Entre eles estão o Festival Internacional de Londrina (FILO), Festival Internacional de Música de Londrina (FML), circuito Rota do Café, a ExpoLondrina, Autódromo Internacional Ayrton Senna, Estádio Municipal Jacy Scaff, mais conhecido como Estádio do Café, os Lagos Igapó I, II, III e IV, entre outros.

Agora, os técnicos do Instituto de Desenvolvimento de Londrina trabalham em um estudo para efetivar a implantação de centros de convenções de turismo e eventos de negócios, visto que estes espaços ajudam a fortalecer a imagem das cidades no cenário nacional, atraindo assim mais pessoas, produtos, negócios e investimentos financeiros nos municípios do interior.

Como participar

Os empresários locais que desejam capacitar seus colaboradores devem entrar em contato com a Codel, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo (43) 3379-2301 ou 3372-2303. O curso tem duração de cerca de 1 hora. Os participantes receberão informações primordiais sobre o turismo, com sugestões de locais para visitar, aonde ir, como chegar, telefones importantes e dicas para um atendimento mais profissionalizado sobre o bem-receber.

Estiveram presentes no lançamento empresários de agências de viagem e turismo, representantes Associação Médica de Londrina, Fórum Desenvolve Londrina, Londrina Convention Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), SEBRAE e SESC Londrina, universidades e instituições de ensino superior, Paraná Cidades, Rota do Café, Sindicato de Guias de Turismo, Sindicato dos Taxistas de Londrina, Rotary Clubs, Caixa Econômica de Federal, Viação Garcia, Associação Brasileira Agências Viagens (ABAV), Associação dos Deficientes Visuais de Londrina e Região (Adevilon), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

Fonte: N.Com