Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programa de prevenção às drogas começa nas escolas municipais

Programa de prevenção às drogas começa nas escolas municipais

segunda, 03 de junho de 2019

Para trabalhar medidas educativas sobre prevenção às drogas com os alunos da rede municipal de ensino, na próxima segunda-feira (3), pela manhã, a Polícia Militar do Paraná (PM/PR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) darão início ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A primeira unidade a recebê-lo será a Escola Municipal Zumbi dos Palmares, que fica na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Conjunto União da Vitória.

O objetivo é conversar com os todos os alunos matriculados nos quintos anos da rede municipal sobre as drogas e a violência e seus perigos. Para isso, os profissionais de segurança vão até as escolas e ministram uma palestra de cerca de 40 minutos com cada turma. Assim, eles preparam as crianças para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistirem à oferta desses ilícitos.

Programa de prevenção às drogas começa nas escolas municipais

Foto: Ilustração

Durante os encontros, os policiais militares ensinam habilidades que permitem aos alunos evitarem influências negativas e trabalham em prol do estabelecimento de relações positivas, com base na confiança e na humanização, entre os jovens e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

Para isso, três policiais militares vão até essas unidades escolares, e cada um deles conversará com uma turma de quinto ano, na presença da professora regente responsável pelas crianças. Finalizado o primeiro bloco de escolas, os profissionais de segurança agendam novas visitas às demais unidades escolares, até que todas tenham recebido as ações do projeto. Por isso, o programa deve ser realizado até o final do ano e início do próximo.

Nesta primeira etapa, sete escolas municipais já confirmaram a participação no projeto. São elas: Zumbi dos Palmares, Atanázio Leonel, Professora Cláudia Rizzi, José Garcia Villar, Eurides Cunha, Professora Jovita Kaiser e Professor Juliano Stinghen. Ao todo, estão matriculados na rede municipal de ensino mais de 44 mil alunos, sendo que destes, 5.423 alunos estão nos quintos anos e devem participar do programa.

A iniciativa da PM é uma complementação pedagógica em prol do desenvolvimento da cidadania e segue o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de acordo com os objetivos dos parâmetros curriculares, definidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Prefeitura de Londrina