Combinação perigosa entre álcool e direção é tema de ações do Maio Amarelo nesta semana
Programação conta com abordagens em bares, simulação de acidente e blitze da Lei Seca A...
Workshops, iniciativa do Sebrae/PR, ajudam empresários a entender a dinâmica do mercado e se diferenciar da concorrência
Mais de 60 empresas do setor de vestuário serão beneficiadas, no Paraná, com um programa voltado para a gestão do negócio moda. A iniciativa, do Sebrae/PR, contempla workshops sobre mercado e consumo. Será oferecida entre os meses de junho, julho e agosto, em Maringá, Apucarana, Francisco Beltrão e Terra Roxa, cidades polo do setor no Estado.
O principal objetivo é orientar os empresários para que desenvolvam e incorporem diferenciais em suas coleções e marcas, com base na compreensão do perfil de seus consumidores; na utilização de elementos como a brasilidade; na gestão de marca; e no desenvolvimento de coleções voltadas às expectativas do mercado-alvo.
Concorrência
A coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica que essa preocupação do Sebrae/PR se deve principalmente ao momento que o setor atravessa, especialmente devido à forte concorrência com produtos asiáticos que entram no varejo brasileiro em larga escala e a baixo custo.
?Marcas consolidadas no mercado da moda, já perceberam que só é possível concorrer com países como a China se monitorarem o comportamento e sinais da sociedade. A produção de artigos que considerem a influencia de formadores de opinião no Brasil, como as novelas, além de design diferenciado e qualidade, são estratégias que já se mostraram acertadas. Os chineses ainda não conseguem acompanhar esse movimento que acontece em nosso mercado.?
?É importante que os empresários busquem referências para inovar, conheçam o perfil de quem consome seus produtos e sejam criativos. Entendendo a dinâmica do mercado da moda, os empresários poderão adequar a sua produção, lançar novos produtos e traçar novas estratégias?, destaca a coordenadora estadual do Sebrae/PR.
Brasilidade
Na linha de oportunidades no mercado brasileiro, um dos workshops abordará o conceito de brasilidade. A ideia é aproveitar a diversidade, a criatividade brasileira no desenvolvimento de coleções, não tendo em vista somente eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas customizar linhas de produtos valorizando as características culturais nacionais, sempre fugindo do óbvio.
O programa completo conta com os workshops: ?Quem é o meu consumidor??, que vai tratar dos conceitos de brasilidade e comportamento de consumo; ?Como me posicionar no meu mercado?, que trará informações sobre gestão de marca com foco no conceito de branding e posicionamento de mercado; e ?Como atender o meu mercado?, onde serão abordadas questões relacionadas à inovação e ao desenvolvimento de produtos com informações sobre novos conceitos, materiais e processos.
Datas dos workshops
Maringá
?Quem é o meu consumidor?? ? 17/6
?Como me posicionar no meu mercado? ? 22/7
?Como atender o meu mercado? ? 19/8
Apucarana
?Quem é o meu consumidor?? ? 20/6
?Como me posicionar no meu mercado? ? 25/7
?Como atender o meu mercado? ? 22/8
Terra Roxa
?Quem é o meu consumidor?? ? 29/7
?Como atender o meu mercado? ? 30/7
Francisco Beltrão
?Como me posicionar no meu mercado? ? 10/7
?Como atender o meu mercado? ? 6/8
Fonte: Sebrae/PR