Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programa orienta empresários do vestuário  sobre diferenciação no mercado Programa orienta empresários do vestuário  sobre diferenciação no mercado

Programa orienta empresários do vestuário sobre diferenciação no mercado

Monday, 03 de June de 2013
Categoria:

Workshops, iniciativa do Sebrae/PR, ajudam empresários a entender a dinâmica do mercado e se diferenciar da concorrência

Mais de 60 empresas do setor de vestuário serão beneficiadas, no Paraná, com um programa voltado para a gestão do negócio moda. A iniciativa, do Sebrae/PR, contempla workshops sobre mercado e consumo. Será oferecida entre os meses de junho, julho e agosto, em Maringá, Apucarana, Francisco Beltrão e Terra Roxa, cidades polo do setor no Estado.

O principal objetivo é orientar os empresários para que desenvolvam e incorporem diferenciais em suas coleções e marcas, com base na compreensão do perfil de seus consumidores; na utilização de elementos como a brasilidade; na gestão de marca; e no desenvolvimento de coleções voltadas às expectativas do mercado-alvo.

Concorrência

A coordenadora estadual do setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica que essa preocupação do Sebrae/PR se deve principalmente ao momento que o setor atravessa, especialmente devido à forte concorrência com produtos asiáticos que entram no varejo brasileiro em larga escala e a baixo custo.

?Marcas consolidadas no mercado da moda, já perceberam que só é possível concorrer com países como a China se monitorarem o comportamento e sinais da sociedade. A produção de artigos que considerem a influencia de formadores de opinião no Brasil, como as novelas, além de design diferenciado e qualidade, são estratégias que já se mostraram acertadas. Os chineses ainda não conseguem acompanhar esse movimento que acontece em nosso mercado.?

?É importante que os empresários busquem referências para inovar, conheçam o perfil de quem consome seus produtos e sejam criativos. Entendendo a dinâmica do mercado da moda, os empresários poderão adequar a sua produção, lançar novos produtos e traçar novas estratégias?, destaca a coordenadora estadual do Sebrae/PR.

Brasilidade

Na linha de oportunidades no mercado brasileiro, um dos workshops abordará o conceito de brasilidade. A ideia é aproveitar a diversidade, a criatividade brasileira no desenvolvimento de coleções, não tendo em vista somente eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mas customizar linhas de produtos valorizando as características culturais nacionais, sempre fugindo do óbvio.

O programa completo conta com os workshops: ?Quem é o meu consumidor??, que vai tratar dos conceitos de brasilidade e comportamento de consumo; ?Como me posicionar no meu mercado?, que trará informações sobre gestão de marca com foco no conceito de branding e posicionamento de mercado; e ?Como atender o meu mercado?, onde serão abordadas questões relacionadas  à inovação e ao desenvolvimento de produtos com informações sobre novos conceitos, materiais e processos.

Datas dos workshops


Maringá
?Quem é o meu consumidor?? ? 17/6
?Como me posicionar no meu mercado? ? 22/7
?Como atender o meu mercado? ? 19/8

Apucarana
?Quem é o meu consumidor?? ? 20/6
?Como me posicionar no meu mercado? ? 25/7
?Como atender o meu mercado? ? 22/8

Terra Roxa
?Quem é o meu consumidor?? ? 29/7
?Como atender o meu mercado? ? 30/7

Francisco Beltrão
?Como me posicionar no meu mercado? ? 10/7
?Como atender o meu mercado? ? 6/8

Fonte: Sebrae/PR