Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Programa de Incentivo à Inovação premia 31 servidores municipais Programa de Incentivo à Inovação premia 31 servidores municipais

Programa de Incentivo à Inovação premia 31 servidores municipais

Tuesday, 28 de December de 2021

Os troféus foram entregues para as cinco equipes mais bem avaliadas nesta que foi a primeira edição do programa, realizado pela Prefeitura de Londrina

Foto: Emerson Dias / NCom

A Prefeitura de Londrina premiou nesta segunda-feira (27) os servidores que mais pontuaram no Programa de Incentivo à Inovação. De participação exclusiva para o funcionalismo municipal, seja da administração direta ou indireta, o programa teve como objetivo reconhecer e disseminar as soluções inovadoras aplicadas na esfera municipal, valorizando a iniciativa dos servidores. Das 23 propostas inscritas, oito foram selecionadas e as cinco mais bem pontuadas foram premiadas nesta tarde, em solenidade realizada no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

Na cerimônia, o prefeito parabenizou os 31 servidores que integram as cinco equipes premiadas. Marcelo afirmou que os servidores conhecem os desafios e dificuldades enfrentadas por cada pasta e que, se hoje Londrina ocupa o primeiro lugar nos rankings nacionais de transparência e eficiência, é graças ao empenho de cada um. “É o servidor quem vivencia o dia a dia e vai saber como resolver. E tenho muito orgulho do servidor municipal de Londrina que, em sua quase totalidade e imensa maioria, é altamente qualificado e comprometido com a cidade”, frisou.

Foto: Emerson Dias / NCom

O Programa de Incentivo à Inovação foi idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo, com lançamento no início deste ano. Segundo o secretário da pasta, Alex Canziani, a expectativa para 2022 é superar o número de projetos inscritos na primeira edição. “Muitas pessoas acham que o salário é o maior motivador, mas a verdade é que o reconhecimento é um dos mais poderosos. Inovações simples podem transformar e ter um impacto muito grande. E é isso que nossa equipe visou, estimular os servidores. Temos que incentivar a continuidade disso, para que as pessoas possam mostrar o que estão fazendo, e essa primeira participação já foi muito positiva”, comentou.

Foto: Emerson Dias / NCom

O anúncio oficial dos vencedores ocorreu em 11 de novembro durante o Fórum de Inovação na Gestão Pública. Na solenidade desta segunda-feira (27), todos os 31 servidores que compõem as equipes executoras dos projetos receberam certificado de Menção Honrosa, e os cinco responsáveis pela execução e implantação dos projetos foram agraciados com troféu.

A pontuação máxima foi atingida pelo projeto “Palestra nas Escolas”, que é desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Defesa Social por meio da Guarda Municipal Escolar e Comunitária (GMEC). Ao todo, nove agentes da Guarda Municipal visitaram 88 escolas, da área rural e urbana, e estima-se que foram impactados mais de 4.600 estudantes.

Foto: Emerson Dias / NCom

Ao receber o troféu, a GM responsável pelo projeto, Cassia Munhoz Silva, citou que o tema abordado em todas as palestras foi violência intrafamiliar. “Nós falamos sobre os tipos de violência contra a mulher, o idoso, criança e adolescente, ou contra pessoas com deficiência. E, por meio das palestras, tivemos 14 denúncias, a maioria de violência sexual, e que foram encaminhadas ao Conselho Tutelar para providências”, afirmou.

Silva complementou que o projeto teve grande apoio da Secretaria Municipal de Educação. “Fazemos visitas nas escolas e atividades preventivas, mas tudo isso só aconteceu porque temos essa equipe aqui. Somos em nove guardas municipais, divididos em quatro equipes para atender todas as regiões da cidade, e conseguimos atingir nosso objetivo. Somos gratos por poder apresentar nosso trabalho e também pelo prêmio”, agradeceu.

Foto: Emerson Dias / NCom

No segundo lugar, foi premiado o projeto “Contato Amigo”, realizado por servidores da Secretaria Municipal de Fazenda. A diretora de Arrecadação, Wanda Yaeko Kono, lembrou que a Fazenda inscreveu quatro projetos, dos quais três foram selecionados.

“Dos três selecionados, o projeto premiado foi o Contato Amigo. Sempre tivemos muitas dificuldades em relação ao atendimento telefônico e a busca foi minimizar isso. Implantamos um canal por WhatsApp com respostas automáticas que reduziu muito os problemas; o número de reclamações caiu para quase zero. O Programa Municipal de Inovação é ótimo, porque cada pasta desenvolve vários trabalhos inovadores e ele permite mostrar o que cada secretaria está fazendo em seu setor”, disse Kono.

Foto: Emerson Dias / NCom

Em terceiro lugar, ficou a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, com a Implantação de Sistema Informatizado de Gestão Integrada de Obras Públicas na Prefeitura de Londrina, o “Mapa de Obras Públicas”. “A Prefeitura precisa de mais iniciativas nesse sentido. Nós, servidores, sabemos o quanto fazemos pela cidade, e que a população tenha cada vez mais oportunidades de melhorias contamos com incentivos como esse. Houve momentos em que tivemos mais de 100 obras na cidade e sem um sistema como esse, teríamos muitas dificuldades. Agradeço ao prefeito, aos secretários por essa oportunidade”, disse o diretor de Edificações Públicas, Fernando Tunouti.

Foto: Emerson Dias / NCom

Na quarta colocação, ficou o E-GPJ – Gestão de Processos Judiciais, da Procuradoria-Geral do Município (PGM), e todos os integrantes da equipe premiada foram representados pelo procurador-geral João Luiz Esteves. “Temos que parabenizar a Secretaria de Governo pela atitude de executar esse Programa, de verificar onde podemos ter a inovação. Na PGM, aprimoramos sistemas por meio de um contrato, e que foram adaptados à nossa realidade. Nossa Prefeitura tem particularidades que outras não têm, e temos que desenvolver os programas e sistemas junto com quem contratamos. Foi justamente isso que fizemos, está dando certo e queremos avançar mais ainda”, ressaltou o procurador-geral.

Foto: Emerson Dias / NCom

A lista de premiação finalizou com a servidora Marta Botelho, da Secretaria Municipal de Educação, que executa o projeto “8 Remédios da Natureza”. Botelho, ao agradecer o prêmio e a oportunidade de divulgar o projeto, presenteou o prefeito Marcelo Belinati com uma cesta que representava os oito remédios naturais – água, luz solar, repouso, atividade física, ar puro, comunhão, temperança e alimentação saudável.

Os critérios utilizados para avaliar e pontuar as propostas incluíram inovação, resultados, economia por meio da utilização eficiente dos recursos, e o foco nas pessoas. Uma Comissão de Avaliação, composta por integrantes das secretarias municipais de Governo, Recursos Humanos, Educação, Saúde, e Planejamento, Orçamento e Tecnologia, verificou cada uma das propostas e concedeu a pontuação classificatória.

A solenidade de premiação contou ainda com a presença do chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni; os secretários municipais de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, de Defesa Social, coronel Pedro Ramos, de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada; e o ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches. Compareceram também os vereadores profª Flávia Cabral, Jairo Tamura e Deivid Wisley.

Fonte: N.Com