Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Profissão dos sonhos: o que os jovens querem?

Profissão dos sonhos: o que os jovens querem?

quinta, 18 de fevereiro de 2021
Categoria

Confira quais são as profissões mais desejadas pelos jovens e as que eles nem sabem que existem

Cada geração elege suas profissões do sonho. Mas, em geral, acabam sendo aquelas que recebem maior prestígio social. Para saber o que os jovens querem, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez uma pesquisa em 2018 com cerca de 600 mil estudantes, de 15 anos, em 79 países.

O estudo, chamado “Emprego dos sonhos?”, mostrou que profissões tradicionais como medicina, direito, engenharia, pedagogia e licenciatura estão entre as mais almejadas. O resultado não se mostra muito diferente em comparação com as respostas obtidas no último levantamento, realizado em 2000.

O que mudou de lá para cá foram as oportunidades na área de tecnologia. Empregos como analistas e cientistas de dados, especialistas em TI, Big Data ou redes sociais, desenvolvedores de softwares e comércio digital estão em ascensão.

O avanço tecnológico dos últimos anos impactou diretamente o mercado de trabalho. Por isso, a automação de certas atividades é inevitável. Cerca de 39% das profissões que ficaram de fora do ranking das dez mais pretendidas pelos participantes correm o risco de serem automatizadas entre dez e 15 anos.

De qualquer maneira, todo processo de inovação, ao passo em que torna algo não mais necessário, cria outras alternativas. São inúmeras as possibilidades de ofícios, especialmente para os jovens que nem sabem ainda como usar a nota do Enem. Por isso, separamos aqui algumas profissões dos sonhos que muita gente nem imagina que existe.

Sereia
Quem nunca pensou em ser sereia? Para alguns, isso é quase uma realidade. A escola AquaMermaid, do Canadá, oferece um curso que licencia sereias profissionais para apresentações, competições e aulas.

Testador de toboágua
Esta profissão um tanto quanto perigosa é a que se encarrega de testar o nível de diversão, segurança e funcionalidade dos toboáguas em parques do mundo todo.

Escritor de biscoitos da sorte
Criatividade e conhecimento em filosofia são algumas das habilidades necessárias para ser o profissional que escreve as mensagens dos biscoitos da sorte. Já pensou neste emprego dos sonhos?

Especialista em assistir televisão
Ah, quem nunca imaginou como seria bom ser pago para assistir à televisão? Acredite, esta profissão existe. Os sortudos ganham a vida assistindo e classificando conteúdos, exclusivos ou não, das plataformas de streaming.

Analista sensorial
Se você tem seus sentidos bem aguçados, talvez esta oportunidade seja sua. Quem tem um bom olfato ou um bom paladar pode ser contratado para avaliar gostos e odores de novos produtos desenvolvidos.

Divulgação