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Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas

Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas

Monday, 29 de July de 2019

Na próxima semana, os consumidores que tiverem dívidas com as instituições financeiras há mais de três meses terão a oportunidade de renegociá-las. Isso porque, o Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (PROCON-LD) fará um mutirão de renegociação de dívidas do dia 5 a 9 de agosto, das 9h às 16h.

Os interessados poderão renegociar qualquer débito contraído com instituições financeiras, como empréstimos bancários, consignados ou dívidas de cartão de crédito, entre outras. Segundo o coordenador do PROCON-LD, Gustavo Richa, vão participar do mutirão 88 instituições, entre bancos e financeiras. “É uma oportunidade para o cidadão que quer colocar suas contas em dia, conseguir descontos maiores nos juros e nas multas. Dependendo do tempo em que ela foi contraída, esse desconto pode chegar até 90% do valor devido”, explicou.

Procon realiza mutirão de renegociação de dívidas

Foto: Divulgação

Como proceder – Para participar do mutirão basta ir pessoalmente até a sede do PROCON-LD, de segunda a sexta-feira (5 a 9 de agosto), das 9h às 16h, ou participar sem sair de casa. Para isso, é preciso acessar o site https://www.consumidor.gov.br e preencher os dados. Nessa página, o consumidor deve digitar o nome do banco para o qual está devendo e selecioná-lo dentre a lista. Caso o nome não apareça, isso significará que a instituição não participa do mutirão.

Na sequência, o consumidor será direcionado para a página “Perfil do Fornecedor”, onde registrará a reclamação e preencherá os dados sobre seu débito, como data, valor das parcelas cobradas e quanto conseguiria pagar. Por fim, o cidadão fará um cadastro que enviará seu pedido de renegociação. Os bancos terão o prazo de 10 dias para entrar em contato direto com os consumidores, para fornecer uma proposta ou justificar a impossibilidade de renegociação.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode telefonar para 151 ou (43) 3345-0396 ou mesmo entrar em contato por e-mail no [email protected] ou pela página no Facebook https://www.facebook.com/ProconLd/. A sede do órgão fica na Rua Mato Grosso, 299, e está aberta de segunda a sexta-feira, a partir das 9 horas.

Sobre a plataforma – O site www.consumidor.gov.br é um serviço público e gratuito, criado para permitir comunicação direta entre consumidores e empresas, a fim de facilitar a resolução alternativa de conflitos de consumo. Por isso, as instituições cadastradas se comprometem a receber, analisar e responder as reclamações de seus consumidores em até 10 dias.

O preenchimento do pedido pelo site não constitui um procedimento administrativo, nem se confunde com o atendimento tradicional prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor. Por isso, se necessário for, o cidadão poderá realizar atendimento também pelos canais tradicionais, como Procons Estaduais e Municipais, Defensorias Públicas, Ministério Público e Juizados Especiais Cíveis.

Fonte: Prefeitura de Londrina