Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Primeiro emprego: Como ingressar no mercado de trabalho? Primeiro emprego: Como ingressar no mercado de trabalho?

Primeiro emprego: Como ingressar no mercado de trabalho?

Thursday, 11 de February de 2021
Categoria:

Busca pela primeira oportunidade deixa jovens em dúvida sobre qual carreira escolher e por onde começar a procurar; descubra primeiros passos e cargos que mais contratam

A busca pelo primeiro emprego envolve muitas variáveis do mercado de trabalho e do próprio jovem. Para muitos, é desafiador conseguir ser contratado sem ter experiência prévia. No entanto, manter-se atualizado com as novidades do mercado e investir em determinados conhecimentos pode ajudar no momento de buscar a primeira contração.

Entre os pontos a se investir antes de procurar emprego está a prática do autoconhecimento. O processo de se conhecer, saber qual área faz brilhar os olhos, qual a carreira ideal e quais tipos de atividades você gosta mais pode ser crucial para definir os primeiros passos. Nesse ínterim, o melhor a se fazer é realizar um teste vocacional ou mesmo contar com a ajuda de um profissional do setor de carreiras e contratação para obter orientações. Com isso, o jovem vai conseguir ir atrás do que é melhor para ele.

Portanto, investir em desenvolver habilidades e conhecimentos é ponto-chave para suscitar o interesse dos contratadores. Há muitos cursos disponíveis em instituições e também na internet. A consultora de carreira, mentora e palestrante de vida profissional, Paula Dias, diz em entrevista ao portal Folha Dirigida qual formação obter: “Eu sempre dou esta dica: olhe as vagas que tem interesse, veja o que elas pedem e, a partir daí, faça os cursos exigidos por elas”.

Além de cursos formais para adicionar no currículo, as características que mais chamam a atenção dos recrutadores são as soft skills dos jovens, isto é, suas habilidades comportamentais. Portanto, é muito importante demonstrar proatividade, interesse, vontade de aprender, educação, boa oratória, curiosidade e estar sempre antenado nas atualidades.

“Mostre que não está parado, que está sempre buscando algo a mais. Fale dos seus interesses, como leitura, assuntos que tenha afinidade. Dessa forma, demonstrará que a escolha por aquela vaga não é aleatória, é uma escolha com consistência: você se conhece, sabe o que quer, busca referências e, por isso, está se candidatando àquela posição”, explica Paula.

Como o mercado vê a contratação para o primeiro emprego

De acordo com Rafael Oliveira, coordenador de filial do Cedep (Centro de Desenvolvimento Profissional), em entrevista para o portal de conteúdo VAGAS.com, “empresas de médio e grande porte são obrigadas a ter entre 5% e 15% da mão de obra composta por aprendizes”. Portanto, grandes empresas de vendas costumam ser o berço das oportunidades que esses jovens encontram. “Elas têm planos de carreira para eles”, afirma.

Assim, os setores que mais contratam para o primeiro emprego são o comércio e o de serviços. Um dos motivos é que tais setores, muitas vezes, não exigem especialização.

Segundo Marília Tavares, administradora, especialista em gestão de pessoas e conselheira do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo (CRA-ES), em entrevista ao portal de notícias Folha Vitória, “sendo menor a qualificação exigida para a vaga, mais fácil é para as empresas treinarem e capacitarem os candidatos que nunca trabalharam na função”.

Além disso, quem busca o primeiro registro em carteira pode tentar participar de programas de contratação de jovens aprendizes, estágios não remunerados ou trabalho voluntário, obtendo sua primeira experiência formal, que ajudará no desenho da carreira e no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos. Tais modalidades não exigem experiência prévia e podem destacar o currículo.

A fim de saber para onde direcionar o foco durante a procura pela oportunidade, trouxemos uma lista dos cargos mais contratados no primeiro emprego, segundo fontes do NovoCAGED e do eSocial.

  • Alimentador de linha de produção
  • Vendedor de comércio varejista
  • Operador de caixa
  • Repositor de mercadorias
  • Embalador à mão
  • Auxiliar de escritório
  • Atendente de lojas e mercados
  • Operador de telemarketing ativo e receptivo

 

Divulgação