Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Primeira Maratona Verde de Londrina tem início em novembro

Primeira Maratona Verde de Londrina tem início em novembro

Tuesday, 22 de October de 2019

A partir do dia 1 de novembro, Londrina irá receber a primeira Maratona Verde da cidade. Concebida pelo periódico, Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), a iniciativa propõe plantar árvores em áreas carentes de arborização, as quais serão tratadas e monitoradas durante três anos.

A meta é que sejam plantadas de 20 a 40 mil árvores até 20 de dezembro. Para tornar este objetivo possível, a Maratona Verde abrirá inscrições, no valor de R$ 65,00, para um evento que ocorrerá no Aterro do Lago Igapó, localizado próximo ao cruzamento da Rua Bento Munhoz da Rocha Neto com a Rua Prefeito Faria Lima, entre os dias 20, 21 e 22 de dezembro. Cada participante receberá, em homenagem ao seu nome, o plantio de uma árvore efetuado pelo Viveiro Flora Londrina em algum local do município, seja na área urbana ou rural.

Foto: arquivo N.Com

No primeiro dia de atividades, portanto, com intuito de trazer uma maior imersão ao projeto, o Santo Jornal irá disponibilizar um QR Code que possibilitará aos participantes acompanharem o crescimento de sua planta via satélite, através de um celular. Também serão entregues medalhas de participação, bonés e camisetas do evento.

Já para o dia 21 está sendo montada uma “gincana sustentável”, a qual terá como finalidade agraciar os participantes mais efetivos com premiações em dinheiro. Serão selecionados, ao todo, os 30 indivíduos com os melhores resultados durante o projeto, seja adquirindo árvores, indicando amigos para a campanha ou obtendo bons rendimentos nas atividades da gincana, para repartirem 30% do valor total arrecadado.

Por fim, no dia 22, haverá uma confraternização que abarcará apresentações de bandas locais e, dependendo do resultado da iniciativa, de algum cantor gospel reconhecido nacionalmente. O dono do Santo Jornal e idealizador do projeto, Rafael Kozan, contou que o trabalho é um marco que quer deixar. “Quero deixar um legado para alguém, principalmente, para a minha filha. Colocar na cabeça das crianças que se cada uma plantar uma árvore hoje, elas vão poder usufruir daqui a 20 anos. Atualmente estamos sofrendo, pois deixamos de plantar árvores no passado”, frisou.

Onde ocorrerão os plantios? – Todas as árvores plantadas pela Maratona Verde serão destinadas a locais com baixos níveis de arborização. No perímetro urbano a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está mapeando zonas que correspondem às exigências. Já para a região rural, empresas que possuem propriedades com carência de áreas verdes podem acessar o site da maratona, quando disponível, e solicitar o plantio.

A Maratona Verde é uma realização do Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e conta com apoio do viveiro Flora Londrina; da empresa de monitoramente, Anubz; e da TV Tarobá.

Fonte: Prefeitura de Londrina