Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Primeira Maratona Verde de Londrina tem início em novembro Primeira Maratona Verde de Londrina tem início em novembro

Primeira Maratona Verde de Londrina tem início em novembro

Tuesday, 22 de October de 2019

A partir do dia 1 de novembro, Londrina irá receber a primeira Maratona Verde da cidade. Concebida pelo periódico, Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), a iniciativa propõe plantar árvores em áreas carentes de arborização, as quais serão tratadas e monitoradas durante três anos.

A meta é que sejam plantadas de 20 a 40 mil árvores até 20 de dezembro. Para tornar este objetivo possível, a Maratona Verde abrirá inscrições, no valor de R$ 65,00, para um evento que ocorrerá no Aterro do Lago Igapó, localizado próximo ao cruzamento da Rua Bento Munhoz da Rocha Neto com a Rua Prefeito Faria Lima, entre os dias 20, 21 e 22 de dezembro. Cada participante receberá, em homenagem ao seu nome, o plantio de uma árvore efetuado pelo Viveiro Flora Londrina em algum local do município, seja na área urbana ou rural.

Foto: arquivo N.Com

No primeiro dia de atividades, portanto, com intuito de trazer uma maior imersão ao projeto, o Santo Jornal irá disponibilizar um QR Code que possibilitará aos participantes acompanharem o crescimento de sua planta via satélite, através de um celular. Também serão entregues medalhas de participação, bonés e camisetas do evento.

Já para o dia 21 está sendo montada uma “gincana sustentável”, a qual terá como finalidade agraciar os participantes mais efetivos com premiações em dinheiro. Serão selecionados, ao todo, os 30 indivíduos com os melhores resultados durante o projeto, seja adquirindo árvores, indicando amigos para a campanha ou obtendo bons rendimentos nas atividades da gincana, para repartirem 30% do valor total arrecadado.

Por fim, no dia 22, haverá uma confraternização que abarcará apresentações de bandas locais e, dependendo do resultado da iniciativa, de algum cantor gospel reconhecido nacionalmente. O dono do Santo Jornal e idealizador do projeto, Rafael Kozan, contou que o trabalho é um marco que quer deixar. “Quero deixar um legado para alguém, principalmente, para a minha filha. Colocar na cabeça das crianças que se cada uma plantar uma árvore hoje, elas vão poder usufruir daqui a 20 anos. Atualmente estamos sofrendo, pois deixamos de plantar árvores no passado”, frisou.

Onde ocorrerão os plantios? – Todas as árvores plantadas pela Maratona Verde serão destinadas a locais com baixos níveis de arborização. No perímetro urbano a Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA) está mapeando zonas que correspondem às exigências. Já para a região rural, empresas que possuem propriedades com carência de áreas verdes podem acessar o site da maratona, quando disponível, e solicitar o plantio.

A Maratona Verde é uma realização do Santo Jornal, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) e conta com apoio do viveiro Flora Londrina; da empresa de monitoramente, Anubz; e da TV Tarobá.

Fonte: Prefeitura de Londrina