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Prefeitura testa primeiro abrigo de ônibus para o projeto do Superbus

Prefeitura testa primeiro abrigo de ônibus para o projeto do Superbus

segunda, 22 de fevereiro de 2016
Categoria: noticia

A intenção é obter parâmetros e realizar ajustes para a
implantação dos 87 pontos que atenderão as principais vias da cidade


A Prefeitura de Londrina começou a testar o primeiro abrigo
(ponto) de ônibus instalado para o projeto do Superbus. O novo módulo foi
implantado em frente a um shopping, na Avenida Ayrton Senna, 400, na Gleba
Palhano. O abrigo é um protótipo do que será utilizado, posteriormente, nas
obras do novo sistema de transporte urbano de Londrina.

De acordo com o assessor executivo de Assuntos Especiais da
Prefeitura, Carlos Geirinhas, a intenção do Município é realizar testes e fazer
os ajustes necessários para promover a instalação dos 87 abrigos que atenderão
as principais vias da cidade, abrangendo um total de seis corredores em 12 ruas
e avenidas. A publicação da licitação deve sair nos próximos dias.

“A prefeitura fará melhorias na infraestrutura e na qualidade
dos serviços para melhor receber e acomodar os usuários de transporte. Teremos
ônibus e pontos modernos, confortáveis e mais adequados, com a intenção de
atrair pessoas de outros modais para utilizar o transporte público”, disse
Geirinhas.

As obras integram a Fase 1 da Implantação de Sistema de
Transporte Urbano do Município de Londrina, que incluem, além da readequação
dos abrigos dos corredores de ônibus, reforço e melhoria dos pisos, um viaduto,
sistema inteligente de trânsito, ampliação da rede cicloviária com criação de
14,86 km de ciclovias e reforma e ampliação dos terminais de integração do Ouro
Verde, Acapulco, Vivi Xavier e Milton Gavetti. O inicio das obras está previsto
para o segundo semestre de 2016.

Contrapartida – A estrutura do abrigo de ônibus instalado na
Gleba Palhano está praticamente pronta, com cobertura térmica, vidros e piso
tátil. O módulo foi instalado pelo shopping instalado na Avenida Ayrton Senna,
após negociação com o Município, sendo uma contrapartida decorrente de Estudo de
Impacto de Vizinhança (EIV). Trata-se de uma medida de apoio à mobilidade
urbana para mitigação de impacto, uma vez que o shopping é considerado um gerador
de tráfego naquela região.

Os módulos definitivos serão complementados com uma lixeira,
adesivos de orientação com a rede de ônibus da cidade e as linhas que passam
pelo local. Alguns dos pontos serão equipados com painel eletrônico.

Investimento – Através do PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades,
serão investidos, ao todo, R$ 143.705.100,00 na primeira fase do novo sistema
de transporte urbano de Londrina. Deste total, R$ 124.705.100,00 são
provenientes do governo federal e R$ 19 milhões serão investidos como
contrapartida pela Prefeitura.

N.Com

Foto: Saulo Ohara