Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura libera vacinação Covid-19 para profissionais da assistência social Prefeitura libera vacinação Covid-19 para profissionais da assistência social

Prefeitura libera vacinação Covid-19 para profissionais da assistência social

Monday, 31 de May de 2021
Categoria:

A partir de segunda-feira (31), profissionais dos CRAS, CREAS e unidades de acolhimento deverão agendar a aplicação das doses no portal da Prefeitura

Foto: Gustavo Tacaki – SMS/PML

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), libera, a partir de segunda-feira (31), o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais atuantes na área de assistência social. Serão contempladas pessoas que trabalham nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), casas e unidades de acolhimento. Quem está nesse público-alvo, e já fez seu cadastramento eletrônico no portal do Município, deverá agendar uma data e horário para a aplicação da dose, por meio deste link.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, comemorou a decisão e parabenizou os esforços dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) atuantes no município. “Estou muito feliz por termos conseguido a autorização jurídica para vacinarmos esses valorosos profissionais. Agradeço a todos os integrantes da rede de assistência social pelo trabalho belíssimo que têm feito. É uma atuação muito importante, que beneficia muitas pessoas e famílias cujo sofrimento aumentou nessa época”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que as vacinas para esse público-alvo chegarão nos próximos dias, e frisou que a liberação é resultado de uma grande mobilização por parte das autoridades de saúde dos municípios paranaenses. “Entendemos que o atendimento dos profissionais do SUAS é essencial, pois eles estão na linha de frente, desde o início da pandemia, atendendo a uma população altamente vulnerável. Por isso, é importante que sejam protegidos nesse momento em que a terceira onda da pandemia é iminente”, destacou.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, disse que a medida é uma grande vitória para a cidade. “Estávamos lutando, desde o início, para a inclusão, no Plano de Imunização, dos trabalhadores da assistência social. São profissionais que realizam um trabalho importantíssimo para a sobrevivência de outras pessoas, incluindo indivíduos em situação de rua, crianças e adolescentes vítimas de violência”, afirmou.

A liberação veio em resposta a uma orientação técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa/PR), enviada na tarde desta sexta-feira (28) a todas as 22 Regionais de Saúde do Paraná. Através do documento, a Sesa recomenda que seja iniciada a vacinação desse grupo prioritário, de maneira correlata aos trabalhadores da educação.

Salas de vacinação – A vacinação contra o novo coronavírus está sendo realizada em quatro locais: o Centro de Imunização, que funciona junto ao Centro de Convivência do Idoso – Norte (R. Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília); Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Sol (R. Via Láctea, 877); UBS Eldorado (R. Tertuliano, 800) e UBS Ouro Branco (R. Flor dos Alpes, 570).

No Centro de Imunização, o atendimento ocorre de segunda-feira a sábado, das 8h às 23h, e aos domingos, das 8h às 19h. Nas demais unidades, a aplicação das doses acontece de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h30, com exceção da UBS Ouro Branco, que abre de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h30. 

N.com