Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Prefeitura lança programação de palestras e oficinas referente ao Dia das Mães

sexta, 30 de abril de 2021
Categoria

Atividades serão gratuitas e realizadas do dia 3 ao dia 7 de maio; elas serão realizadas em ambiente virtual e voltadas à saúde física, emocional e econômica das mulheres e mães

Foto: Emerson Dias

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas (SMPM) para as Mulheres, lançou, na manhã desta quinta-feira (29), uma programação de oficinas e palestras em comemoração ao Dia das Mães, celebrado no segundo domingo do mês de maio. O lançamento aconteceu no gabinete do prefeito Marcelo Belinati.

As atividades serão realizadas do dia 3 ao dia 7 de maio, a cada dia ofertando uma ação, como roda de conversa, oficina, palestra e live, com um tema relevante e importante ao universo das mulheres e mães. As atividades serão voltadas à saúde física, emocional e econômica deste público e contam com a parceria da Faculdade Pitágoras/Unopar e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

As ações são inteiramente gratuitas e voltadas a mulheres a partir dos 18 anos de idade. Elas acontecerão em ambiente virtual, pela plataforma Google Meet e Instagram da SMPM, para evitar aglomerações devido à pandemia do novo Coronavírus. Para se inscrever e obter mais informações, basta entrar em contato pelo número de WhatsApp (43) 99945-0056. As vagas são limitadas.

Foto: Emerson Dias

O prefeito Marcelo Belinati ressaltou que levar o conhecimento da academia, em ações práticas voltadas à comunidade, é muito benéfico. “Será uma semana totalmente voltada às mulheres de Londrina, com temas relevantes que certamente farão a diferença para o dia a dia delas. Agradeço a Secretaria de Políticas para as Mulheres e as universidades parceiras pela excelente iniciativa”, afirmou.

A secretária municipal da SMPM, Liange Doy Fernandes, enfatizou que o intuito da pasta é oferecer informação e orientação às mulheres, ofertando todos os serviços de maneira gratuita. “E nada como a data alusiva ao Dia das Mães para trazermos mais informações relevantes a elas, aliadas aos conhecimento da academia. Espero que possamos contribuir com a qualidade de vida das mães e mulheres de nossa cidade”, disse.

Foto: Emerson Dias

A reitora da Pitágoras/Unopar, Flávia Pellissari Pomin Frutos, que também esteve presente no gabinete do prefeito, destacou que esta é uma oportunidade muito interessante de aproximação da academia com o setor público. “É uma forma de repassar, às mulheres de Londrina, aquilo que desenvolvemos na rotina acadêmica. Sabemos que existem grandes oportunidades para o desenvolvimento de ações voltadas a este público na sociedade. As palestras foram muito bem escolhidas, trazem temas relevantes, que vão contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa parceria”, apontou. 

Também estiveram presentes no lançamento da programação do Dia das Mães, a diretora da SMPM, Lisnéia Rampazzo, e o chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni.

Foto: Emerson Dias

Programação – Na na segunda-feira (3), às 14 horas, haverá a palestra “Gestão da Pandemia da Covid-19: reflexões e desafios”, com a enfermeira Ana Carolina Souza Morgueti, do departamento de Enfermagem da Pitágoras/Unopar. Ela abordará os riscos da gestação no período da pandemia e dará orientações para as gestantes.

Na terça-feira (4), às 14 horas, o tema da palestra será “Pilates e seus benefícios”, com a fisioterapeuta Magda Maciel Ribeiro Stiva, do departamento de Fisioterapia da Pitágoras/Unopar. Na quarta-feira (5), às 14 horas, haverá a oficina “Dicas de como Economizar Energia Elétrica em sua Residência”, com o engenheiro Leandro Guerra, da área de Engenharia Elétrica também da Pitágoras/Unopar.

Na quinta-feira (6), a programação contempla duas atividades. Às 14 horas, a “Roda de Conversa: Ensino em Casa – refletindo sobre o papel mãe x educadora”, com a pedagoga Glória Cardozo, da Pitágoras/Unopar. E às 19 horas, a live “Maternidade Real”, com a psicóloga Waldericia Costa, doutora em Psicologia Social pela Universidade do Minho, de Braga/ Portugal.

Por fim, na sexta-feira (7), às 14 horas, a programação contempla a oficina “Benefício da Planta Ora-pro-nóbis”, com Lyssa Setsuko Sakanaka, da UTFPR. A planta é uma fonte de fibras e tem alto teor de proteínas; e às 15 horas haverá a palestra “Ansiedade materna”, com a psicóloga Cinthia Screpanti Rodrigues, da Pitágoras/Unopar.

Após a realização das oficinas, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres vai iniciar um projeto com a Escola Clínica de Fisioterapia da Pitágoras/Unopar. Por meio desta iniciativa, que será divulgada durante a programação do Dia das Mães, as mulheres atendidas pela secretaria serão encaminhadas à Escola Clínica, para a realização de teleconsultas e atendimentos individualizados, com horário marcado, voltados a exercícios de pilates e atendimento às gestantes.

Dayane Albuquerque/N.com