Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura lança Plataforma de Webconferência Prefeitura lança Plataforma de Webconferência

Prefeitura lança Plataforma de Webconferência

Tuesday, 02 de June de 2020

Serviço já está em uso por diversas secretarias e visa atender os servidores e clientes do Município que estão em home office

Foto: Vivian Honorato

Município lançou uma Plataforma de Webconferência, voltada para as unidades administrativas como coordenadorias, gerências e diretorias. O serviço foi disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, e foi pensado para atender a necessidade dos servidores e clientes do Município que estão em home office, devido à pandemia do novo coronavírus.

A plataforma adotada pela prefeitura foi a Webconf, já instalada no datacenter do Município e disponibilizada gratuitamente. O serviço já está em uso por diversas secretarias e conselhos municipais, os quais podem disponibilizar o acesso para pessoas de fora da prefeitura, como empresas. As reuniões podem ser gravadas e compartilhadas e não há limite de tempo e de quantidade de pessoas acessando a sala de reunião virtual. A plataforma pode ser acessada por meio de computador, notebook, tablet e celular, e também permite compartilhar arquivos e telas.

O diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Horaguti, explicou que desde o início da pandemia em Londrina, o setor vinha pensando em uma ferramenta padrão, para subsidiar as reuniões e encontros. “No mercado há diversas, contudo elas são pagas. Até dá para aproveitar a parte free, mas com limitação de quantidade de acesso e tempo. Por isso adotamos esta ferramenta, que não nos limita, tem ótima qualidade e é segura, pois o gestor da sala tem que aceitar a pessoa que acessa o ambiente”, contou.

Recentemente, a plataforma foi usada para uma reunião do Programa Compra Londrina, iniciativa que incentiva as empresas da cidade a disputar licitações abertas na Prefeitura. O coordenador do Programa, Marcelo Frazão, contou que estava pesquisando alguma ferramenta para promover encontros virtuais com as empresas e servidores.

“Vimos que essa plataforma estava em teste, pela DTI, e fizemos uma reunião com ela. É uma ótima ferramenta, traz muitos ganhos, e tem todas as funcionalidades das melhores ferramentas de web conferência do mundo, que são pagas. Ela é leve, simples de usar, tem muitas conexões externas, e o fato de poder gravar também é muito importante. Se mostrou excelente para o uso do Compra Londrina, inclusive vamos fazer mais uma reunião, hoje, por meio dela”, afirmou Frazão.

Como acessar – O acesso se dá por meio de um cadastro simples para o setor, com e-mail da prefeitura. Após concluir o cadastro, basta aguardar a aprovação. A prefeitura disponibilizou um manual de utilização, no site Interação, no menu Manuais e Tutoriais: http://interacao.londrina.pr.gov.br/index.php/manuais-e-tutoriais.

Fonte: N.Com