Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura lança Plataforma de Webconferência

Prefeitura lança Plataforma de Webconferência

terça, 02 de junho de 2020

Serviço já está em uso por diversas secretarias e visa atender os servidores e clientes do Município que estão em home office

Foto: Vivian Honorato

Município lançou uma Plataforma de Webconferência, voltada para as unidades administrativas como coordenadorias, gerências e diretorias. O serviço foi disponibilizado pela Diretoria de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, e foi pensado para atender a necessidade dos servidores e clientes do Município que estão em home office, devido à pandemia do novo coronavírus.

A plataforma adotada pela prefeitura foi a Webconf, já instalada no datacenter do Município e disponibilizada gratuitamente. O serviço já está em uso por diversas secretarias e conselhos municipais, os quais podem disponibilizar o acesso para pessoas de fora da prefeitura, como empresas. As reuniões podem ser gravadas e compartilhadas e não há limite de tempo e de quantidade de pessoas acessando a sala de reunião virtual. A plataforma pode ser acessada por meio de computador, notebook, tablet e celular, e também permite compartilhar arquivos e telas.

O diretor de Tecnologia da Informação, Márcio Horaguti, explicou que desde o início da pandemia em Londrina, o setor vinha pensando em uma ferramenta padrão, para subsidiar as reuniões e encontros. “No mercado há diversas, contudo elas são pagas. Até dá para aproveitar a parte free, mas com limitação de quantidade de acesso e tempo. Por isso adotamos esta ferramenta, que não nos limita, tem ótima qualidade e é segura, pois o gestor da sala tem que aceitar a pessoa que acessa o ambiente”, contou.

Recentemente, a plataforma foi usada para uma reunião do Programa Compra Londrina, iniciativa que incentiva as empresas da cidade a disputar licitações abertas na Prefeitura. O coordenador do Programa, Marcelo Frazão, contou que estava pesquisando alguma ferramenta para promover encontros virtuais com as empresas e servidores.

“Vimos que essa plataforma estava em teste, pela DTI, e fizemos uma reunião com ela. É uma ótima ferramenta, traz muitos ganhos, e tem todas as funcionalidades das melhores ferramentas de web conferência do mundo, que são pagas. Ela é leve, simples de usar, tem muitas conexões externas, e o fato de poder gravar também é muito importante. Se mostrou excelente para o uso do Compra Londrina, inclusive vamos fazer mais uma reunião, hoje, por meio dela”, afirmou Frazão.

Como acessar – O acesso se dá por meio de um cadastro simples para o setor, com e-mail da prefeitura. Após concluir o cadastro, basta aguardar a aprovação. A prefeitura disponibilizou um manual de utilização, no site Interação, no menu Manuais e Tutoriais: http://interacao.londrina.pr.gov.br/index.php/manuais-e-tutoriais.

Fonte: N.Com