Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
1º Concurso TCC em Ação 1º Concurso TCC em Ação

1º Concurso TCC em Ação

Thursday, 11 de March de 2021
Categoria:

Prefeitura lança concurso para captar ideias inovadoras: Estudantes de cursos de graduação terão a chance de realizar projetos que poderão ser aplicados no serviço público municipal ou pela sociedade civil; Primeira etapa de inscrições será aberta no dia 17 de março

A Prefeitura de Londrina realiza, nesta sexta-feira (12), às 11h, o lançamento do 1º Concurso TCC em Ação: “Ideias Inovadoras e Soluções Impactantes”. A iniciativa, elaborada pela Secretaria Municipal de Governo, consiste em selecionar trabalhos de conclusão de curso (TCC), produzidos por estudantes das instituições de ensino de nível superior, com o objetivo de estimular pesquisas que possam trazer soluções a serem aplicadas no serviço público municipal.

O lançamento será feito, via transmissão on-line para convidados, com a participação do secretário municipal de Governo, Alex Canziani, representantes de outras pastas, das instituições de ensino e de outros órgãos de Londrina.

O edital do concurso já está disponível para acesso prévio na página da Secretaria Municipal de Governo, e a publicação será feita nesta sexta-feira (12), com aviso no Jornal Oficial do Município. As inscrições serão abertas no dia 17 de março, com prazo até o dia 5 de maio. Serão aceitos somente trabalhos que forem finalizados no ano de 2021.

O concurso terá essa primeira fase, de inscrições, e, posteriormente, haverá uma segunda fase para a submissão dos projetos, que iniciará em dezembro de 2021. O resultado final deve ser divulgado em fevereiro de 2022. A Escola de Governo disponibilizou um vídeo com tutorial (ao final da página) de como fazer as inscrições.

Além de incentivar os alunos de graduação a apresentar pesquisas e soluções inovadoras, o concurso visa formar um banco de ideias, práticas e sugestões qualificadas que fomentem o debate e sejam utilizadas para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no município. Neste contexto, diversas secretarias municipais levantaram e indicaram demandas importantes que podem receber ideias agregadoras por meio de estudos produzidos em ambiente acadêmico.

Segundo o secretário de Governo, Alex Canziani, a intenção dessa primeira edição é propiciar o fortalecimento da união entre as universidades e o poder público municipal, aproveitando a capacidade e talento dos universitários. “Os melhores projetos serão selecionados e premiados pelo concurso. Mas, para nós, o mais importante é estimular os talentos nas universidades e fazer com que essas pesquisas e ideias inovadoras possam ser implantadas tanto para inserção em políticas públicas da Prefeitura como para uso da sociedade civil”, afirmou

Como exemplo, Canziani citou que os trabalhos poderão abordar questões como a gestão de resíduos, trabalhada pelo poder municipal, ou nas áreas de saúde, educação e habitação, entre outras. “A iniciativa é inédita e tem enorme potencial para gerar bons frutos para o crescimento de Londrina. A capacidade e capital humano que a cidade possui, em estudos e pesquisas, deve ser incentivada e muito bem aproveitada”, destacou.

Serão disponibilizadas 12 categorias de TCC para a escolha dos discentes: Habitação; Trânsito e Urbanização; Soluções em Tecnologia; Meio Ambiente; Saúde; Turismo e Desenvolvimento; População Vulnerável; Infraestrutura; Educação; Gestão Pública; Esporte, Cultura e Lazer; e Segurança. Dentro destes segmentos, ficam abertos 23 temas diferentes. Valerão trabalhos de TCC nos formatos monografia, projeto de aprendizagem, desenvolvimento de produto, plano de negócio, dentre outros, em conformidade com as normas de cada instituição de ensino para o curso de graduação.

Os projetos inscritos passarão por uma Comissão de Avaliação, que está sendo formada pela Secretaria Municipal de Governo, por meio da Escola de Governo. O grupo deve ser composto por servidores municipais de diferentes áreas e representantes da sociedade civil.

Inscrição – Será gratuita a inscrição no concurso, com abertura no dia 17 de março. Para isso, o candidato deverá, primeiramente, criar uma conta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Londrina, pelo link http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php .A inscrição só valerá para quem estiver com este cadastro válido. A homologação das inscrições está prevista para o dia 12 de maio de 2021.

N.com