Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura intensifica melhorias nas estradas rurais de Londrina

Prefeitura intensifica melhorias nas estradas rurais de Londrina

sexta, 22 de março de 2019

As estradas rurais da região  de Londrina continuam recebendo uma série de trabalhos de recuperação e manutenção. Por meio de um conjunto de ações da Prefeitura, conduzidos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), os distritos, patrimônios e assentamentos estão sendo contemplados com serviços importantes, que buscam melhorar a qualidade das vias e facilitar a rotina dos produtores e moradores da área rural.

Um balanço feito pela SMAA aponta que, de janeiro de 2019 até o momento, 26 estradas rurais foram atendidas em atividades variadas, conforme as necessidades e características de cada local. O cronograma engloba os serviços de moledamento e readequação, e também de patrolamento e manutenção de caixas pluviais. Apenas no primeiro bimestre deste ano, todas estas atividades, somadas, totalizam 89 km em serviços executados.

Prefeitura intensifica melhorias nas estradas rurais de Londrina

Foto: Wilson Vieira

O serviço de readequação e de moledamento, que consiste em aplicação de cascalho no solo, chegou a 13 vias rurais, proporcionando estradas mais sólidas e resistentes às chuvas, permitindo, assim, o tráfego normal de veículos. Esta relação inclui intervenções em estradas situadas no Patrimônio Regina: Bianchi, Rezende, da Lontra, do Pimenta, da Mata, todas já finalizadas, e também na Estrada do Bule, que ainda está em obras. Na região da Estrada da Cegonha, este trabalho foi feito na Estrada Mangaba e Chácaras São Miguel.

Já na abrangência do distrito de São Luiz o moledamento foi executado na Estrada do Ponto Mineiro, Estrada da Glória, estradas Ouro Verde e Ouro Fino, e Estrada Nakamura (em execução).

Este tipo de serviço necessita de um preparo para a adequação da pista de terra, quando, após a análise de engenheiros e técnicos, é realizado uma espécie de nivelamento que deixa o solo apto a receber o moledo. Atuam nos trabalhos máquinas niveladoras, retroescavadeiras, rolos compressores e tratores de esteira, sendo as ações desenvolvidas, hoje, 100% pela própria equipe da Agricutura.

Patrolamento – Outras 13 estradas receberam as ações para manutenção das caixas pluviais de contenção e patrolamento, para corrigir buracos e defeitos no solo, de vias que já tenham recebido ou não o moledamento.

Com o patrolamento, as vias trabalhadas foram as da Volta Grande, dos Grilos, Canaã, dos Machados, Jaboticabal, e Estrada 11, situadas no Distrito de Maravilha. Em Paiquerê, as estradas Velha Paiquerê a Lerroville, Brigada 4 (Eli Vive I), Mortari, Estrada de Maravilha a Paiquerê, e Guaritá. Ainda ocorreram no Bairro dos Nogueira e Estrada da Pininga (Eli Vive 2), na área do distrito de Lerroville.