Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura inicia destoca e replantio de árvores em Londrina

Prefeitura inicia destoca e replantio de árvores em Londrina

segunda, 06 de janeiro de 2020

Empresa contratada pela SEMA iniciou as atividades hoje (6), nas margens do Lago Igapó, retirando tocos de árvores e plantio de mudas

Prefeitura inicia destoca e replantio de árvores em Londrina

Foto: Vivian Honorato

O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal do Ambiente, José Roberto Behrend, acompanharam, na manhã desta segunda-feira, o início da primeira fase do cronograma para destoca e plantio de novas árvores em Londrina. Os trabalhos começam às 8 horas, na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, às margens do Lago Igapó, em dois tocos com aproximadamente 1,5 metros de diâmetro cada.

A atividade foi executada pela empresa Destoc Auto Service, que foi contratada pela Prefeitura ao aderir ao Chamamento Público nº 01/2019. Uma outra empresa está em processo de contratação. Juntas, elas vão realizar essa primeira etapa do cronograma, que possui investimentos alocados na ordem de R$ 308 mil.

O prefeito Marcelo Belinati contou que, nesta primeira fase, serão retirados 1.680 tocos e replantadas novas árvores, na área urbana de Londrina. “É um trabalho importante, no sentido de proporcionar equilíbrio ambiental para a cidade, e estamos fazendo um planejamento para que este serviço seja feito em conjunto com a Secretaria de Obas, para que as calçadas danificadas pelos tocos possam ser reconstruídas”, afirmou.

Behrend afirmou que desde 2003 a Prefeitura de Londrina não realizava o serviço de destoca de árvores. “É um trabalho com muitos benefícios, sendo que o principal deles é a reposição das árvores manejadas. Com o plantio de espécies mais adequadas à área urbana, diminuem as interferências na infraestrutura subterrânea e aérea, e também no passeio público, garantindo a acessibilidade dos londrinenses”, frisou.

No destocamento, as máquinas realizam o trabalho de escarificação dos tocos, desgastando os restos da árvore que ainda estão presos ao solo, com um rotor. Ao final, os resíduos de pó de serra são reaproveitados como cobertura vegetal, para plantio de novas mudas, ou como adubo orgânico. Para o replantio, deverão ser utilizadas mudas com 2,2 metros de altura, das seguintes espécies: Canela, Canelinha, Rezedá, Rezedá Gigante, Sibipiruna, Ipês, Lophantera, Escova de garrafa, e Magnólia.

Edital – O Chamamento Público nº 01/2019 permanece disponível para credenciamento de novas empresas interessadas em aderir. O documento pode ser acessado na página da SEMA, no Portal da Prefeitura, www.londrina.pr.gov.br. Os documentos exigidos em edital devem ser entregues pessoalmente, na sede da secretaria, situada na Rua Natureza, 155, Jardim Piza. O horário para recebimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas.

Fonte: N.Com