Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura fortalece comunicação virtual durante a pandemia

Prefeitura fortalece comunicação virtual durante a pandemia

terça, 26 de maio de 2020

Setor adotou um esquema de coletivas de imprensa virtuais, realização de lives, envio de material gravado para os veículos de comunicação, além de boletim diário sobre o coronavírus, visando garantir a segurança de todos

Foto: Emerson Dias

O Núcleo de Comunicação (N.Com) da Prefeitura de Londrina não fugiu à nova regra mundial de quebra da rotina de trabalho com a chegada da Covid-19. Para jornalistas e assessores de comunicação, a pandemia significou novas tarefas em um ritmo ainda mais veloz e com tudo aliado à garantia de segurança  dos profissionais do setor e das fontes de informação. Parte da equipe está em home office e o uso de máscaras e álcool em gel passaram a fazer parte do dia a dia da redação. São as entrevistas, porém, as atividades que mudaram mais radicalmente de formato.

Foto: N.com

Com ajuda da tecnologia, as coletivas de imprensa, comuns no universo do N.Com, passaram a ser transmitidas pela internet nos canais de comunicação da Prefeitura. Sempre em tempo real para que os jornalistas, muitos também em home office, possam fazer questionamentos e ponderações ao vivo. Os veículos de comunicação são avisados das ações via WhatsApp, para também terem a opção de enviar perguntas com antecedência.

Após a transmissão são disponibilizados imagens, vídeos e áudios das coletivas, garantindo acesso aos que não puderam participar. Também se criou uma rotina de lives, transmitidas nas redes sociais da Prefeitura, para divulgar, à comunidade, as ações adotadas pelo município no combate ao coronavírus. É o próprio prefeito Marcelo Belinati quem conduz a maioria das lives com muitos dados e informações, que atraem sempre grande público de internautas.

Foto: Reprodução

E para reforçar a transparência e agilidade, o Núcleo de Comunicação adotou uma rotina diária de envio de boletins sobre o Coronavírus. São enviados os dados com a quantidade de casos confirmados de Covid-19 em Londrina, pacientes recuperados, os que estão em isolamento ou internados, além de óbitos decorrentes da doença.  O boletim também traz gráficos sobre a curva epidemiológica da doença no município, bem como a incidência de casos por milhão de habitantes, a ocupação dos leitos, casos por sexo e idade e o mapa de casos por região.

A coordenadora do Núcleo de Comunicação da Prefeitura, a jornalista Carla Sehn, lembra que a vasta tecnologia disponível via web tem que ser aproveitada ao máximo para fazer com que a informação chegue com qualidade ao cidadão. “A equipe do Núcleo já vinha nos últimos anos adaptando a rotina de assessoria para as redes, como whatsapp, e trazendo a informação de maneira mais ágil no formato Blog. A grande virada tem sido procurar escrever diretamente para o leitor comum e não somente para os jornalistas”, garante. Carla destaca ainda que é importante que as pessoas procurem informações oficiais e fujam das chamadas fake news. “A rotina do setor mudou, mas os profissionais seguem comprometidos  com a veracidade dos fatos”, frisa a coordenadora.

O jornalista Neto Almeida, da Rádio Paiquerê 91,7, que tem acompanhado as transmissões do N.Com, disse que está achando ótima a nova rotina adotada pelo setor. “Acho que o trabalho mostrou rápida adaptação com novas tecnologias e a dinâmica de propagação do material está veloz. O material gravado está muito bom e os boletins diários sobre o coronavírus também estão bem esclarecedores”, enfatizou.

Foto: Emerson Dias

Integração – O trabalho é feito de forma integrada com as outras assessorias de comunicação dos órgãos públicos da Prefeitura, como da Sercomtel Iluminação, Contact Center, Sercomtel Tetelecom e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). “O alinhamento é importante sempre, mas neste momento ainda mais, pois, quando se fala em prevenção, cuidados, fiscalização, não estamos falando de um setor da prefeitura, mas de ações que envolvem toda a administração que, juntos, atuam no combate ao coronavírus”, destaca jornalista Sônia Lenira, redatora do N.Com.

Para o jornalista e assessor da Sercomtel Iluminação e da Contact Center, que presta serviços na área de comunicação, Marcelino Medeiros Junior, a integração dos serviços de comunicação é de fundamental importância no meio público, como é o caso da relação entre a Prefeitura, o Gabinete, as secretarias, órgãos e as empresas a ela vinculadas. “Este processo e a dinâmica implementada dão unicidade e precisão às informações que são levadas para a mídia e para os londrinenses. Esperamos estar correspondendo”, enfatizou.

O assessor de Comunicação da CMTU, José Otávio Sancho Ereno, coaduna com a mesma opinião. Segundo ele, esta integração é fundamental para potencializar as ações e unificar a comunicação dos órgãos públicos municipais.

O setor responsável pelas Mídias Sociais da Prefeitura de Londrina também se adaptou à nova rotina causada pela pandemia. Segundo o assessor executivo e produtor de Mídias Sociais, Alaor Oliveira, o Município dobrou o esforço de pessoas para fazer a gestão do conteúdo digital, produção de vídeos e posts no Facebook, Instagram, Twitter e Youtube e outros recursos, que geraram um impacto superior a 1 milhão de visualizações nos últimos 70 dias. “O trabalho também utiliza o WhatsApp para comunicação interna entre as secretarias e está desenvolvendo um modelo de conteúdo para usar o Linkedin”, informou.

Estrutura – Atualmente, os serviços jornalísticos do N.Com são feitos por sete profissionais de comunicação e pela coordenadora do setor, que respondem pelos textos, edição e fotos. Além disso, o departamento conta com estagiários de Jornalismo e técnicos em Gestão Pública. Com exceção do cargo de chefia, todos os outros profissionais são servidores públicos efetivos do Município. O Núcleo também conta com o apoio de assessores que prestam serviços ligados à comunicação e do setor de Relações Públicas, que no momento está alocado no Gabinete da Prefeitura.

Agrega, ainda, o serviço do Jornal Oficial, veículo de comunicação que torna público os decretos, as leis, as portarias, entre outras decisões acerca do âmbito municipal. O trabalho não parou nem um dia durante a pandemia, por ser essencial, inclusive contou com edições extras, publicadas até no período noturno, quando havia urgência em sua publicação. Desde que a pandemia iniciou em Londrina, há aproximadamente dois meses, foram publicadas seis edições extras no Jornal Oficial.

O setor também produz conteúdo para o Portal Coronavírus, página que reúne diversas informações importantes relacionadas à pandemia. Acesse clicando aqui.

Foto: Emerson Dias

O N.Com, assim como todos os outros setores da Prefeitura, criou um esquema de rodízio de servidores, durante a pandemia, para garantir o funcionamento do local e a segurança dos trabalhadores, adotando também o trabalho em home office, sempre que possível. A modalidade de teletrabalho foi regulamentada por decreto municipal. Além disso, os profissionais que trabalham presencialmente tiveram que inserir, em sua rotina, o uso de máscaras de proteção em tecido, medida obrigatória em Londrina. A prefeitura também disponibilizou álcool em gel para todos os servidores municipais.

Fonte: N.Com