Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura divulga resultado final de inscrições do 1º Concurso TCC em Ação Prefeitura divulga resultado final de inscrições do 1º Concurso TCC em Ação

Prefeitura divulga resultado final de inscrições do 1º Concurso TCC em Ação

Tuesday, 18 de May de 2021
Categoria:

Ao todo, foram inscritos 52 propostas de pesquisas referentes a 12 áreas de políticas públicas; objetivo é incentivar projetos que possam gerar soluções inovadoras para o Município

Foto: Arte/N.Com

Mais de 50 estudantes de instituições de ensino superior de Londrina se inscreveram para participar do 1º Concurso TCC em Ação: Ideias inovadoras e soluções impactantes. Após o período de recursos, o resultado definitivo da fase de inscrições foi divulgado nesta segunda-feira (17) pela Secretaria Municipal de Governo, organizadora da iniciativa. A lista final estará disponível para acesso no Jornal Oficial do Município, edição nº 4.350.

Em sua primeira edição, o TCC em Ação tem como objetivo selecionar trabalhos de conclusão de curso (TCC), produzidos por estudantes de universidades, estimulando pesquisas que possam trazer soluções a serem aplicadas no serviço público municipal. Além de incentivar os alunos de graduação a apresentar pesquisas e soluções inovadoras, o concurso visa formar um banco de ideias, práticas e sugestões qualificadas que fomentem o debate e sejam utilizadas para o desenvolvimento de uma cultura de inovação no município. Para o edital do concurso, várias secretarias municipais levantaram e indicaram demandas importantes que agora terão projetos a serem trabalhados em ambiente acadêmico.

No total, foram inscritos 52 projetos de estudantes de diferentes universidades locais, como a UEL, Unopar, Unifil, IFPR e Faculdade Pitágoras. O envio de propostas de TCC abrangeu todas as 12 categorias de políticas públicas disponibilizadas pelo edital. Portanto, serão desenvolvidos projetos com temáticas referentes às áreas de Educação; Saúde; Habitação; Meio Ambiente; Infraestrutura; Gestão Pública; Segurança; População Vulnerável; Soluções em Tecnologia; Trânsito e Urbanização; Turismo e Desenvolvimento; e Esporte, Cultura e Lazer.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, o “TCC em Ação” é uma iniciativa pioneira que tem o potencial de apresentar soluções inovadoras para diversos problemas enfrentados por Londrina. “Estamos bastante satisfeitos com o resultado da primeira edição, que teve 52 inscritos, e esperamos que o programa cresça cada vez mais nos próximos anos. Com isso, poderemos aproveitar o talento dos estudantes universitários londrinenses e implementar, na prática, as inovações propostas para a cidade”, disse.

Poderão ser submetidos trabalhos de TCC nos formatos monografia, projeto de aprendizagem, desenvolvimento de produto, plano de negócio, dentre outros, em conformidade com as normas de cada instituição de ensino para os cursos de graduação. Serão aceitos somente trabalhos que forem finalizados no ano de 2021.

Foto: Arte/N.Com

Etapas – Com a publicação da lista final de projetos inscritos, fica encerrada a primeira etapa do 1º Concurso TCC em Ação. No final de 2021, terá início uma segunda fase, voltada à submissão dos projetos, com início programado para dezembro, dos dias 1º até 22.

Após os resultados de inscrições da segunda etapa, uma comissão de avaliação analisará todos os trabalhos de TCC. Este grupo será formado por membros da Secretaria Municipal de Governo e servidores municipais de diferentes áreas, além de representantes da sociedade civil. O resultado final do deve ser divulgado em fevereiro de 2022. O cronograma completo está disponível no endereço portal.londrina.pr.gov.br/concurso-governo

Seleção – Serão selecionados três projetos em cada uma das categorias do concurso. Os estudantes participarão de um evento de premiação e poderão apresentar seus trabalhos ao público. Os trabalhos selecionados terão direito a certificado de participação e menção honrosa para alunos e orientadores, com indicação da colocação final; exposição no Portal e mídias sociais da Prefeitura; apresentação do projeto durante o evento de premiação; e premiações adicionais promovidas em conjunto com parceiros, respeitando o edital.

N.com