Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura de Londrina lança Campanha Abril Verde Prefeitura de Londrina lança Campanha Abril Verde

Prefeitura de Londrina lança Campanha Abril Verde

Friday, 22 de March de 2019

Para orientar os servidores sobre a prevenção de acidentes e doenças no trabalho, a Prefeitura de Londrina, por meio da Diretoria de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), vai realizar a Campanha Abril Verde. Com o símbolo do laço verde, a campanha inédita tem por objetivo capacitar os servidores para que eles se tornem multiplicadores das práticas preventivas, aumentem seu nível de conhecimento, dando visibilidade ao assunto e ajudando a conscientizar os demais funcionários e a sociedade como um todo. O lançamento será na segunda-feira, dia 1º de abril, às 12 horas, no saguão de entrada da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635.

Na cerimônia de abertura, haverá apresentação de teatro temático realizado por atores da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart). A peça, de curta duração, representará de forma bem-humorada as práticas de prevenção e acidente de trabalho.

Durante o mês inteiro, os servidores receberão informações sobre acidentes de trabalho, as forma de preveni-los e de prevenir também o surgimento de doenças ocupacionais. Isso será feito por meio de palestras e oficinas, com profissionais do setor público e privado, como engenheiros do trabalho, médicos e psicólogos.

Com o símbolo do laço verde, a campanha Abril verde é  inédita tem por objetivo capacitar os servidores para que eles se tornem multiplicadores das práticas preventivas, aumentem seu nível de conhecimento, dando visibilidade ao assunto e ajudando a conscientizar os demais funcionários e a sociedade como um todo

“Esperamos que o servidor tenha um olhar mais cuidadoso consigo, que as palestras e oficinas de conscientização e de formação possam despertar em cada um deles um olhar mais atencioso, porque a prevenção de doenças ocupacionais pode começar pelo cuidado do próprio trabalhador, que deve ficar atento aos sintomas mais comuns”, disse a diretora de Saúde Ocupacional, Liz Rodrigues.

A campanha Abril verde surgiu com a Lei nº 12.604, que instituiu a campanha de promoção para a prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em âmbito municipal. A norma foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati  em 30 de novembro de 2017.

Inscrições – Todos os servidores municipais estão convidados a participar. As inscrições serão feitas pela plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no link da Escola de Governo (Canal Interação). Caso o servidor não tenha acesso ao AVA, a orientação é que ele busque a chefia imediata para se inscrever. Aqueles que participarem receberão certificados.

Programação – Entre as atividades que serão realizadas estarão palestras sobre ergonomia e a importância da postura correta e dos equipamentos adequados, cuidados preventivos para trabalhadores expostos ao sol e calor, cuidados com a saúde mental, gerenciamento de estresse no trabalho, direção defensiva, a necessidade de Equipamento de Proteção Individual (EPI), comportamento seguro no ambiente de trabalho, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos e higiene ocupacional.

A ideia dessas temáticas surgiu após a SMRH observar o adoecimento de servidores pela falta de alguns cuidados simples, como o alongamento e a postura correta durante o uso de computadores e outras máquinas.
Haverá atividades nos dias 1º, 2, 9, 18, 23 e 29 de abril. A programação completa será enviada por e-mail e estará disponível no Canal Interação (intranet da Prefeitura). O encerramento está previsto para o dia 29 de abril, às 17 horas, no auditório da Prefeitura de Londrina.

Dia 1º 
Às 12h – abertura no saguão da Prefeitura de Londrina
Dia 2
• Às 8h – palestra com Luciana Gusmão – gerenciamento de estresse no trabalho.
• Às 10h30 – Rodrigo Bacarin – Calor: trabalho a céu aberto.
• Às 14h – Rodrigo Betega – Ergonomia.
• Às 16h30 – Fernanda Roque M. Honorato – Principais doenças relacionadas aos maus hábitos posturais.
Dia 9
• Às 8h – Márcia do SENAT – direção Defensiva
• Às 10h30 – Luciana Gusmão
• Às 14h – Leandro Valero – Importância do uso do EPI
• Às 16h – Fernanda Roque M. Honorato – Comportamento seguro no ambiente de trabalho.
Dia 18
• Às 10h30 – Luciana Gusmão – Cuidados com a Saúde Mental
Dia 23
• Às 8h – Luciana Gusmão – relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos
• Às 14h – Leandro Valero – importância do uso do EPI
• Às 15h30 – Cistiano – Higiene Ocupacional