Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura atualiza números da COVID-19 em instituições para idosos

Prefeitura atualiza números da COVID-19 em instituições para idosos

quarta, 09 de setembro de 2020

Município continua realizando o monitoramento e a testagem em massa nestes locais, a fim de evitar a transmissão do vírus

Prefeitura atualiza números da COVID-19 em instituições para idosos

Foto: Gustavo Tacaki

Município prossegue fazendo o monitoramento da COVID-19 em instituições de Longa Permanência (ILPIs), conveniadas e particulares. Na manhã desta quarta-feira (9), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e a do Idoso, Andrea Ramondini, concederam entrevista coletiva, via internet, apresentando um panorama dos casos confirmados e das testagens realizadas.

Na última atualização dos dados, em 31 de agosto, haviam sido realizados 964 exames RT-PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19. Destes, 637 exames tiveram resultado negativo, 37 positivo (de uma mesma instituição, particular, sendo 18 em idosos e 12 em colaboradores) e 290 estavam aguardando o resultado. Agora, os dados atuais apontam que os exames que estavam em andamento apontaram laudo negativo.

Dos 37 casos positivos, 12 foram em funcionários, os quais  já cumpriram o período de isolamento domiciliar e retornaram ao trabalho, e 18 em idosos, sendo que sete foram internados e quatro vieram a óbito nos últimos dias. Três idosos ainda seguem internados, dois em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e um em enfermaria, com alta programada. Os outros 11 idosos com COVID-19 permanecem isolados por cautela, há 17 dias, assintomáticos, sem apresentarem evolução. Nos próximos dias eles devem voltar ao convívio normal.  As outras seis pessoas que testaram positivo, nas demais instituições, já cumpriram isolamento, não precisaram ser internadas e já voltaram às atividades normais.

Prefeitura atualiza números da COVID-19 em instituições para idosos

Foto: Gustavo Tacaki

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que na instituição particular que apresentou surto da doença foi intensificado o inquérito sorológico, para analisar a situação viral. “Fizemos duas baterias de exames e todos os testes, tanto nos idosos quanto nos funcionários, apresentaram resultado negativo, demonstrando que conseguimos controlar o surto no local. Ainda permanece a necessidade de monitoramento e atenção por conta da especificidade do local, mas caminhamos para um cenário de controle”, afirmou.

A secretária do Idoso, Andrea Ramondini, complementou que as três ILPIs conveniadas do Município estão sem apresentar casos de COVID-19 desde maio. Segundo a secretária, Londrina possui 569 idosos nas ILPIs. Desde o início da pandemia foram registrados 15 óbitos de idosos residentes nestes locais.

Monitoramento sorológico – Desde o dia 20 de agosto até ontem, 1.880 exames de sorologia foram colhidos, da primeira e segunda fase de exames. Destes, três apresentaram resultado positivo, sendo dois em funcionários e um em idoso, todos com anticorpo IGG, de defesa, que caracteriza que eles já tiveram contato com o vírus, se recuperam e não transmitem mais. Os outros exames deram negativos.

CRESLON – Na coletiva, também foi apresentado um balanço da situação no Centro de Reintegração Social de Londrina (CRESLON), que acolhe apenados em regime semi-aberto, onde também foi identificado um surto de COVID-19. Foram realizados 425 exames, entre os internos e os funcionários, do quais 138 tiveram resultado positivo (todos assintomáticos), sendo 10 servidores e 128 internos. Outros 289 exames deram negativo. “Não tivemos maiores problemas, todos foram assintomáticos, um caso apenas foi encaminhado para a UPA, mas sem gravidade. Hoje estamos fazendo uma nova bateria de testes, com exame sorológico”, afirmou o secretário Machado.

Fonte: N.Com