Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Prefeito recebe visita de atleta revelação do beisebol brasileiro

sexta, 29 de janeiro de 2021
Categoria

Adolescente Sulivan Almeida, que treinava em projeto apoiado pela Fundação de Esportes de Londrina, firmou acordo com o tradicional Oakland Athletics, dos Estados Unidos

Na manhã desta quinta-feira (28), o prefeito Marcelo Belinati recebeu, em seu gabinete, a visita de Sulivan Almeida, o jovem atleta brasileiro de beisebol que assinou contrato profissional com o Oakland Athletics, time da Major League Baseball (MLB), a maior liga da modalidade no mundo. Com apenas 17 anos, Sulivan foi descoberto em um projeto social para crianças desenvolvido pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL), que possui apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

O acordo com o Oakland Athletics, um dos mais tradicionais clubes da costa oeste norte-americana, foi firmado no dia 15 deste mês. Atualmente, o atleta é considerado uma das maiores promessas do beisebol latino-americano e seu talento despertou a atenção logo cedo. Desde 2014 ele integra o elenco de jovens atletas que se aperfeiçoam no centro de treinamento da seleção brasileira, em Ibiúna/SP.

Durante a visita, o atleta enfatizou que assinar o contrato com o Oakland Athletics é uma oportunidade para apresentar o beisebol do Brasil e inspirar outros jovens e crianças a seguirem o caminho do esporte. “Neste momento estou em fase de treinamento e preparação, para iniciar o trabalho com o time assim que eles solicitarem”, afirmou.

Marcelo Belinati destacou que Almeida é um orgulho para a cidade de Londrina, e o seu reconhecimento no mundo esportivo demonstra que as políticas públicas relativas ao esporte, adotadas desde o início de sua administração, trazem resultados. “Mais do que dobramos o orçamento da pasta e ampliamos o financiamento das entidades e intuições para que valorizassem as categorias de base. Colocamos como obrigação das instituições que recebem subsídio do poder público a execução de projetos sociais como este, que revelou o Sulivan Almeida, para incluir os jovens na prática esportiva. Isso serve de estímulo para continuarmos valorizando cada vez mais o esporte, que é promotor de saúde e de inclusão social. Parabéns ao Sulivan, à ACEL e à FEL”, salientou.

O presidente da FEL, Marcelo Oguido, também esteve presente na visita e disse que o adolescente é mais um atleta beneficiado pelos projetos apoiados pela Fundação. “Isso demonstra como é importante o FEIPE fazer um trabalho social paralelo, pois isso faz toda a diferença na vida dos atletas. Precisamos de mais parcerias, e não só do setor público, para fazer o sonho destes jovens se concretizar. O Sulivan Almeida é mais uma prova de como o esporte pode fazer a diferença na vida das pessoas”, frisou.

O vereador Fernando Madureira, ex-presidente da FEL  e líder do prefeito na Câmara Municipal, citou outros nomes do esporte que foram revelados por meio de projetos sociais apoiados pela FEL. Madureira também disse que o atleta é um grande exemplo, não só por causa de sua conquista, mas também para inspirar outras pessoas. “Muitos jovens já ligaram na FEL perguntando onde é o Centro de Treinamento do Beisebol. Com isso, muitas crianças e adolescentes podem sair das ruas, do sedentarismo, por meio do esporte. Esse é um dos grandes legados do FEIPE e demonstra que o investimento vale a pena, como trabalho preventivo, educativo e de detecção de talentos”, apontou.

O diretor do Departamento de Beisebol da ACEL, Fábio Kai, disse que o projeto social da associação tem como foco tirar crianças e adolescentes das ruas. “Como os jovens estudam um período e os pais trabalham o dia todo, tentamos levá-los para o clube, para que eles possam praticar um esporte e ter companhia. Conforme a criança vai se destacando, ela é inserida nos times principais das categorias para que possa ter uma chance no esporte. Essa oportunidade do Sulivan Almeida ir para outro país e jogar em uma das únicas ligas profissionais que dão uma profissão ao atleta é muito gratificante para nós”, relatou.

A visita contou também com presença do chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni, e do vereador Ailton Nantes.

Trajetória – Sulivan Almeida nasceu na cidade de Colorado, município localizado a 120 km de Londrina, e tem uma história de superação. Aos 8 anos de idade conheceu o beisebol na escola pública em que estudava e, deste então, passou a frequentar um projeto social de beisebol para crianças.

Aos 12 anos ele já se destacava em campeonatos em diversas cidades do país, por sua facilidade em arremessar bolas rápidas, a mais de 150 km/h. Por isso, foi convidado a participar do elenco de jovens talentos, no centro de treinamentos da seleção brasileira, em Ibiúna/SP. Aos 15 anos perdeu a mãe, vítima de AVC, e no beisebol reuniu forças para se tornar jogador profissional. O jovem tem 1,92 metros de altura e é canhoto.

Dayane Albuquerque/N.com/Fotos: Emerson Dias